Perca peso com uma simples caminhada

Uma simples caminhada diária ajuda a perder peso. Como sabemos, hoje em dia perder peso é uma das principais preocupações de muitas pessoas, quer seja por motivos de saúde ou simplesmente por motivos estéticos, emagrecer pode ser determinante para a qualidade de vida de muitas pessoas. Porém, por vezes não sabemos o que pode ser mais eficaz na luta contra os quilos a mais.

Atualmente existe muitas dietas, produtos químicos, tratamentos e até mesmo cirurgias que nos permitem perder peso, no entanto apesar de muitas destas alternativas serem eficazes, nem sempre são as melhores para a nossa saúde. As caminhadas diárias estão ao alcance de qualquer pessoa, além de ajudarem na perda de peso têm muitos benefícios para a saúde. Fique a conhecer melhor como começar a adotar este hábito saudável na sua vida.

Caminhadas diárias para perder peso

Caminhadas diárias para perder peso

Antes de mais, se quer perder peso com caminhadas diárias e para ver logo resultados rápidos, combine com um plano alimentar saudável. Assim sendo, o primeiro a fazer, é estabelecer objetivos, para que consiga alcançar o peso certo. Eis os principais objetivos a ponderar:

  • Estabelecer uma data para começar
  • Nunca optar por métodos que promovam o emagrecimento muito rápido. Como por exemplo dietas rápidas e inibidoras e utilização de medicamentos sem prescrição médica
  • Fazer semanalmente um planeamento alimentar saudável e equilibrado
  • Programar semanalmente um horário de caminhadas ou outra prática desportiva
  • A combinação de um plano alimentar equilibrado com a prática diária do exercício, os resultados são logo visíveis

Tendo em conta que muitas pessoas não podem frequentar um ginásio, quer seja por motivos financeiros, ou por falta de tempo, hoje queremos dar-lhe a conhecer uma alternativa que vai ajudar a perder ou manter um peso saudável, sem gastos e sem perda de tempo.

Uma simples caminhada diária faz emagrecer e além disso, vai ajudar o seu corpo a alcançar uma boa forma física e acima de tudo, a sua saúde melhorará. Mais abaixo damos dicas para começar o seu plano de treino para caminhadas, quanto tempo e quantos km deve caminhar por dia. Mas primeiro conheça os benefícios das caminhadas e tudo o que podem fazer por si.

Benefícios das caminhadas diárias:

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Melhora o funcionamento dos pulmões
  • Previne o aparecimento de problemas respiratórios
  • Previne o aparecimento de problemas cardíacos
  • Previne e combate a osteoporose
  • Fortalece a massa óssea
  • Previne a depressão
  • Aumenta a autoestima e o bem-estar
  • Retrasa o envelhecimento precoce
  • Aumenta a atenção e a concentração
  • Aumenta a massa muscular
  • Faz emagrecer
  • Previne a diabetes

Como pode ver os benefícios de uma caminhada diária, vão muito mais além da perda de peso. Contudo para quem procura perder peso através das caminhadas diárias, deve saber que andar devagar, como quem vai vendo montras, não é o mesmo. Fazer caminhadas, como uma opção de exercício físico, não é o mesmo que andar ou passear em passo normal.

O ritmo das caminhadas deve ser mais elevado, sem necessidade de correr, claro, mas ir em passos rápidos, sem parar, de modo a estimular o sistema cardiorrespiratório. Não importa se as suas passadas são longas ou curtas, o importante é que sejam rápidas.

Depois de quanto tempo é que a caminhada faz emagrecer?

Os efeitos da caminhada começam a produzir-se depois de 30 minutos. Segundo alguns estudos científicos, veio-se a constatar que só depois de 45 minutos de caminhada, é quando começamos a perder massa gorda. Logo para quem procura perder gordura corporal terá de andar no mínimo 45 minutos, uma vez que, se o tempo de caminhada for inferior, estará a perder unicamente calorias e não gordura, nesse casso vai perder peso mas sem reduzir massa gorda, que é realmente o mais importante.

  • Faça pelo menos uma caminhada diária
  • Caminhe diariamente por um período mínimo de 45 minutos seguidos
  • Procure fazer a sua caminhada antes do pequeno-almoço ou depois do jantar
  • Durante a caminhada vá acelerando o seu ritmo, isso ajuda a gastar mais energia
  • Depois de alguns dias, aumente o seu ritmo de passsos e a distância do percurso, assim andará mais km por dia
  • Lembre-se que se quer reduzir a massa gorda, deve caminhar por dia mais km, sobretudo para perder a gordura da zona abdominal

Um número de passos, no que se refere a caminhadas, que visa manter um estado físico saudável, são os famosos 10.000 passos por dia, que equivalem a 8 km, que se forem feitos em ritmo rápido, levaría de tempo cerca de 1 hora e 40 minutos.

No entanto, alcançar os 10.000 passos pode não ser fácil para todas as pessoas. A Organização Mundial da Saúde, diz que é suficiente a prática de uma atividade física aeróbica de intensidade moderada, de um mínimo de 150 minutos por semana e 75 minutos de atividade física vigorosa por semana, ou uma combinação das duas.

Uma opção para a contagem dos passos é usar uma app no telémovel para esse fim, ou também um aparelho conta passos. Desta maneira, mantém um controle, de modo a situar-se entre os 5.000 e 10.000 passos, que equivalem a cerca de 3,5 e 8 km.

Caminhar ou correr

Fazer caminhadas, ao contrário de correr, não tem contra-indicações, pois não há risco de lesões, esta é uma das vantagens, já que permite perder peso sem o esforço que está associado às corridas, embora essa perda de peso seja mais demorada. Obviamente que caminhar emagrece menos que correr, pois este último é mais exigente a nível muscular, porém a caminhada é uma atividade física que se adapta à maioria das pessoas.

Se quer aumentar o efeito das caminhadas, ande como se estivesse com pressa. Isto é sobretudo ideal, para quando não tem muito tempo para andar, porque se reduzir o tempo das caminhadas, mas se acelerar o passo, como se tivesse pressa, vai ter os mesmo efeitos de quem anda cinco vezes por semana.

Uma simples caminhada todos os dias juda a emagrecer, razão mais que sufeciente para deixar o sofá e começar a dar passeios, e se quer obter resultados ainda mais satisfatórios, é fundamental adotar hábitos alimentares saudáveis, prefira o consumo de cereais integrais, legumes, carnes brancas e frutas da época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.