Zumba Para Emagrecer

Toda a gente sabe que dançar faz bem ao corpo, além de melhorar o humor e aumentar a autoestima. Mas se a dança pudesse ser combinada com um treino intenso de resistência que permitisse obter ainda melhores resultados? Assim, nasceu o Zumba, uma prática para emagrecer e tonificar todos os músculos do corpo.

Esta modalidade relativamente recente é a grande moda dos ginásios e tem resultados surpreendentes. O Zumba mais do que um desporto ou uma forma de perder peso, é um estilo de vida. Fique a saber quantos quilos pode emagrecer com o Zumba e tantos outros benefícios.
video de zumba para emagrecer

O que é o Zumba?

O Zumba Fitness (atualmente mais conhecido apenas como “Zumba”), surgiu um pouco por acaso pela mão do colombiano Alberto Perez professor de aeróbica, que de improviso juntou ritmos latinos aos passos de aeróbica. A modalidade foi criada oficialmente em 2001 por Perez e dois outros especialistas em exercícios físico.

Perez ficou tão famoso que até Shakira o contratou como coreógrafo. O Zumba consiste portanto num programa que mistura treino de resistência com vários ritmos latinos – como salsa, merengue, reggaeton, cha cha cha, latin pop, além de funk, kuduro, axé, street dance e hip-hop.

Como é uma sessão de Zumba?

O treino passa por simplesmente imitar os movimentos do professor, sem coreografias muito rígidas, ao mesmo tempo que cada praticante sente a música e aprecia o treino. Para estar em forma e obter resultados visíveis, é aconselhável fazer várias sessões de Zumba por semana, como mínimo três dias por semana. Uma sessão de Zumba tem uma duração de 45 minutos a 1 hora.

Se deseja começar a praticar zumba e a sua forma física não é muito boa, comece com poucas sessões por semana e pode ir aumentando progressivamente, se pelo contrário, tem uma forma física excelente, pode fazer 5 ou 6 sessões por semana.

Emagrecer com Zumba

Como é praticado ao som de ritmos latinos, o gasto de calorias é elevado, fazendo possível emagrecer, ao mesmo tempo que se gera um clima de festa e descontração. O Zumba é diferente de todas os outros desportos de ginásio, mais mais importante de tudo: é realmente eficaz na perda de peso.

O Zumba permite perder entre 500 e 1000 calorias numa hora, dependendo da intensidade do treino. Em média cada praticante perde 9,5 calorias por minuto, valor muito superior ao de outras práticas como power yoga, cardio kickboxing ou aeróbica.

Sendo assim, se a prática do Zumba faz queimar 500 calorias por dia, ao fim de uma semana, todos os dias, uma sessão de Zumba faz emagrecer meio kg de peso por semana. Claro que pode variar de pessoa para pessoa, tudo depende do nível de intensidade de cada sessão. A questão principal é que as sessões de zumba promovem a perda de peso, fazendo reduzir a gordura corporal, isto porque o exercício aeróbico queima esta gordura para produzir energia.

Mais benefícios do Zumba?

Os benefícios da dança para a saúde, são muitos e o zumba não é exceção, além de queimar calorias, é uma prática especialmente benéfica para quem quer tonificar os músculos das pernas, glúteos e barriga, pois as coreografias exigem mais esforço das referidas áreas. O Zumba promove também a saúde cardiovascular e, sendo uma combinação de dança com ginástica, aumenta o bom humor e o bem estar. Além de adelgaçar a silhueta e definir os músculos, as aulas de Zumba são muito divertidas e permitem um convívio saudável.

Esta prática é para todos?

Sim, qualquer pessoa pode praticar Zumba, desde que respeite os limites do seu corpo e idade. Pessoas mais velhas devem optar por um treino mais ligeiro, adequado às suas caraterísticas, o que não quer dizer que a prática seja menos divertida. O Zumba é ótimo para ser praticado em família, a diversão é garantida e os laços familiares saem fortalecidos.

O Zumba também pode ser praticado por quem nunca frequentou ginásios ou por quem acha que tem pouco ritmo, uma vez que as coreografias não são rígidas e cada praticante pode acompanhar a aula dentro do seu tempo e possibilidades. O ambiente descontraído das aulas permite até aos mais tímidos dançarem e divertirem-se, mesmo aqueles que acham que não sabem dançar.

Para quem quer praticar o Zumba para emagrecer, convém recordar que a perda de peso, será ainda mais efetiva se ao mesmo tempo for acompanhada de uma dieta saudável e reduzida em calorias, isenta, portanto, de alimentos calóricos. E não se esqueça de beber água para promover a hidratação interna.

Aprenda neste vídeo a praticar Zumba. Divirta-se! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.