Como organizar bem o roupeiro

Se há anos que reina a desorganização no seu roupeiro e nem sabe por onde começar a arrumar, siga os nossos pequenos conselhos. Com gestos simples, pode ter um armário digno de capa de revista. Sendo assim, leia e fique a saber como organizar um roupeiro!

como organizar um roupeiro

Elimine peças que não interessam

Uma das principais coisas para organizar um roupeiro é livrar-se de roupas que já não usa. Temos tendência de ir guardando peças, pensando que um dia podem vir a ser úteis. Mas se não as veste há mais de dois ou três anos, provavelmente nunca mais as vestirá. Tudo o que deixou de servir ou que não está a ser utilizado porque tem um buraquinho ou precisa de ser arranjado também deve sair.

Basicamente conserve apenas as peças que usa diariamente ou com frequência e aqueles básicos que dão sempre jeito. Se tiver dificuldade em fazer a seleção por estar emocionalmente apegada a determinadas peças, o melhor é pedir ajuda a uma amiga.

Separe as roupas por categorias

Quando já tiver selecionado as peças das quais realmente necessita, separe-as por categorias. Calças com calças, camisas com camisas, e assim em diante. Vai precisar de algum espaço para este processo, por isso o melhor é ir colocando tudo em cima da cama já separado por categorias, de forma a facilitar o passo seguinte.

Pendure tudo o que puder

Dependendo do espaço que tem, o ideal é pendurar o maior número de peças. Camisas e calças, por exemplo, ficam muito melhor penduradas do que em gavetas ou prateleiras. O mesmo deve ser feito com vestidos, saias, calções, blazers, fatos e casacos. Deixe as prateleiras para t-shirts e malhas e as gavetas para itens mais pequenos como roupa interior, lenços e cachecóis.

Pequenos truques para organizar um roupeiro

  • Se tiver oportunidade, adquira cabides todos iguais. Pendurar as roupas em cabides de cor e tamanho semelhantes, ajuda a dar um ar organizado.
  • Dobre as t-shirts e malhas todas da mesma forma e de maneira que o tamanho seja mais ou menos o mesmo. Além de dar um ar arrumado ao roupeiro, é mais fácil escolher o que quer vestir.
  • Se não tiver muitas gavetas, compre caixas de tamanho adequado às suas necessidades e organizes os itens dentro das caixas.
  • Se tiver gavetas muito grandes e achar que a roupa interior fica desorganizada, adquira divisórias para gavetas (ou faça você mesma!) e verá que o resultado final em termos visuais e de organização é bastante satisfatório.

Ao comprar algo, desfaça-se de outra coisa

Depois de organizar o roupeiro, agora deve tratar de mantê-lo sempre arrumado. Para facilitar esta tarefa, use esta regra simples: se adquirir uma peça, tem de desfazer-se primeiro de outra. Claro que isto não funciona com toda a gente pois exige muita disciplina. Mas deve saber que para manter o roupeiro organizado, principalmente quando o espaço é reduzido, há que fazer escolhas.

Assim, quando ver um par de sapatos que adoraria comprar, pense no que poderia eliminar do seu roupeiro para dar lugar a esta nova compra. Provavelmente isto vai fazê-la pensar duas vezes antes de adquirir o par de sapatos e até pode ser que decida não comprar. Sendo assim, além de manter o roupeiro organizado, acaba também por poupar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *