Água Micelar – Limpe a pele sem agredir

Desde há décadas que os cuidados diários com a pele passam pelo trio “limpar, tonificar, hidratar”, mas por fim chegou a água micelar, um tudo em um, que vem revolucionar o ritual diário da limpeza do rosto. Mas será que a  água micelar pode substituir todo os outros produtos, o leite de limpeza e o tónico?

Muito recomendada por dermatologistas, por maquilhadores de prestígio, como a opção mais adequada para limpar a pele do rosto. Em um único gesto, a água micelar retira a maquilhagem e deixa a pele limpa, sem necessidade de mais produtos. Mas o que é exatamente este produto, que veio para simplificar o nosso ritual de cuidados do rosto.

Diferença entre tonico e agua micelar

 

O que é a água micelar?

A água micelar é um excelente aliado nos cuidados do rosto, pode ser usada diariamente para limpar qualquer tipo de pele, mesmo as mais sensíveis. É um produto muito suave que limpa a pele, respeitando o seu equilíbrio. A água micelar contêm micelas que limpam através da absorção e do arrastamento das partículas de sujidade, sem agredir a pele. No fundo tem funções semelhantes ao desmaquilhante e ao tónico e serve para todo o tipo de peles, é bem tolerado pelas peles mais sensíveis.

Diversas marcas de cuidados da pele disponibilizam no mercado a sua água micelar e, embora com pequenas diferenças entre elas, todas são isentas de álcool, parabenos e corantes. Este produto é correntemente aconselhado pelos dermatologistas, principalmente para peles sensíveis que reagem aos químicos que contém outros produtos de limpeza.

Como limpar o rosto com a água micelar

A água micelar deve ser aplicada nos momentos em que a pele precisa de ser limpa, nomeadamente pela manhã antes da maquilhagem e à noite, antes de dormir, para remover a maquilhagem. Deve ser aplicada num disco de algodão embebido e depois passar por todo o rosto incluindo os olhos.

Nos dias que usa muita maquilhagem é preferível usar água micelar duas vezes seguidas, por todo o rosto. Depois não é necessário passar o rosto por água corrente, nem é necessário usar o tónico. A água micelar substitui tanto o leite de limpeza como o tónico. Em um único gesto a limpeza do rosto fica logo realizada.

A água micelar é de tal forma suave que pode ser usada sem quaisquer problemas no contorno dos olhos e à volta dos lábios, para remover restos de maquilhagem ou simplesmente limpar a pele ao final do dia. Mesmo sendo tolerada pelas peles mais sensíveis, deve sempre seguir-se as instruções da embalagem.

A água micelar substitui o leite de limpeza?

Sim, a água micelar substitui o leite de limpeza. Os seus componentes como as micelas, limpam sem agredir, permitindo que a água micelar seja utilizada como substituto do leite desmaquilhante em quase todas as situações. Para visuais noturnos ou de festa, em que predominam o lápis de olhos e o eyeliner, ou quando é utilizada maquilhagem à prova de água, este produto pode não ser tão eficaz.

Aconselha-se portanto nessas situações a remoção da maquilhagem com o leite ou loção desmaquilhante, passando a água micelar de seguida para eliminar vestígios da loção. Para remover a maquilhagem do dia a dia, como base, corretor de olheiras, batom, blush e sombra, a água micelar é suficiente, apresentando resultados bastante satisfatórios.

A água micelar substitui o tónico?

Sim, a água micelar substitui o tónico, pois possui propriedades calmantes e arrasta todas as impurezas, sem necessidade do tónico. No entanto, quem tem pele oleosa e por isso necessidades de limpeza e tonificação mais rigorosas, a utilização do tónico, depois da limpeza do rosto com água micelar, pode ter efeitos mais satisfatórios.

Por outro lado, a água micelar não deve ser usada como um tónico, mas como um produto de limpeza, que substitui o leite desmaquilhante e o tónico. Isto é, se retirou a maquilhagem com o leite de limpeza, neste caso passe o tónico adequado à sua pele.

A diferença entre o tónico e água micelar

O tónico e a água micelar, pode levar a pensar que são o mesmo, mas não é assim, não devemos confundi-los, a água micelar é um produto completo para limpar o rosto, sem necessidade de outro complemento. Já o tónico é para finalizar a limpeza do rosto, depois do leite ou loção desmaquilhante, com a finalidade de retirar os restos da loção e impurezas.

Os tónicos não estão formulados com micelas, especificamente os surfactantes, própios das águas micelares, então não servem para limpar a pele. Além disso, em muitos casos os tónicos, especialmente nas peles mais delicadas, podem ser agressivos, pois contêm ingredientes adstringentes que tendem a deixar a pele seca, por isso retire a maquilhagem com a água micelar e já não precisa de passar o tónico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.