Combater a celulite com a pressoterapia

A pressoterapia é um tratamento relativamente recente e que já ganhou notoriedade entre o público feminino pelos resultados comprovados no combate à celulite e no alívio de outros problemas como pernas pesadas e inchadas e na remoção de toxinas do corpo. Fique a conhecer o que é a pressoterapia, os seus benefícios, preços, quantas sessões são necessárias e quantas vezes por semana deve fazer o tratamento e ainda dos eventuais riscos para a saúde.

Combater a celulite com a pressoterapia

O que é a pressoterapia?

A pressoterapia é um tratamento muito usado para reduzir ou eliminar a celulite. Além disso, ajuda a reduzir a retenção de líquidos e melhora a circulação, tendo efeitos positivos no auxílio ao emagrecimento e desintoxicação, impedindo ainda que ocorram outros problemas.

A drenagem linfática exercida pela pressoterapia caracteriza-se num tratamento específico para melhorar o sistema circulatório e o sistema linfático, redefinindo as zonas da barriga, pernas e braços. Pode dizer-se que é uma drenagem linfática mecânica, por oposição à manual. Devido aos bons resultados obtidos, a pressoterapia é considerada uma alternativa pouco invasiva e segura à lipoaspiração.

Quais são os benefícios da pressoterapia?

Os benefícios da pressoterapia são variados: alivia problemas relacionados com a circulação superficial e profunda e auxilia no tratamento de retenção de líquidos corporais e celulite. É indicada para aliviar a dor e inchaço das partes tratadas e mais especificamente fadiga nas pernas.

A celulite aparece às vezes como resultado das bolsas de gordura que se formam no tecido adiposo, a chamada casca de laranja, sendo por isso o tratamento com pressoterapia para combater a celulite, muito utilizado pelas mulheres. Também é adequado para pessoas que querem perder peso, apesar da sua pele não ter celulite. A perda de peso está mais associada à perda de volume do que propriemente à gordura.

Além disso, estimula e tonifica os músculos e articulações e alivia o stress e tensão e promove uma real sensação de bem-estar, logo desde a primeira sessão. Reduz a inflamação e edema, acelera a cicatrização e melhora o fluxo de oxigénio pelo corpo, pelo que é indicada como tratamento posterior a cirurgias.

Como funciona o tratamento?

O aparelho de pressoterapia é controlado por computador e possui uma bomba e cinco câmaras separadas. Cada câmara é posicionada em redor das partes do corpo a tratar, tendo a bomba o papel de inflar as câmaras, proporcionando uma drenagem suave, mas eficaz sobre as zonas do corpo que necessitam este tratamento, levando a pessoa a sentir uma ligeira pressão, como se fosse uma massagem profunda.

Os tratamentos podem ser complementados com algas marinhas para uma melhor desintoxicação, firmeza da pele, melhoria da circulação e aumento da drenagem. Desta forma, a drenagem linfática exercida pelo aparelho de pressoterapia irá contribuir para combater a celulite, a retenção de água nas pernas e reduzir as varizes.

Quantas sessões de pressoterapia e preços

Cada sessão tem duração de 30 minutos e o tratamento completo é composto por oito a 15 sessões de pressoterapia, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa. É aconselhável que as sessões tenham uma periodicidade semanal, de forma a obter os resultados desejados. O mais recomendado é que seja feito 2 a 3 vezes por semana. O preço de um sessão de pressoterapia ronda os 35€, mas alguns locais oferecem pacotes em que o custo unitário fica mais em conta.

Um facto interessante que convém saber: na opinião dos especialistas, apenas uma sessão de pressoterapia equivale a 10 sessões da tradicional drenagem linfática manual.

Os resultados de uma sessão de pressoterapia

As sessões de pressoterapia além de ajudar a combater a celulite poderão também trazer outras melhoras, cujos resutados são:

  • Melhora a circulação sanguínea e linfática
  • Diminuição das veias varicosas
  • Melhora a sensação de pernas cansadas
  • Reduz a retenção de liquidos
  • Reduz o edema (inchaço dos tecidos)
  • Elimina toxinas
  • Reduz a celulite

Os primeiros resultados de uma sessão de pressoterapia aparecem depois de algumas semanas. A partir de então é necessário continuar com as sessões de manutenção, mas espaciadas no tempo. Manter uma certa regularidade depois de fazer as sessões contínuas é importante para o tratamento. Finalmente, os resultados não são os mesmos para todos, varia de pessoa para pessoa, em função do metabolismo de cada uma.

No entanto, é importante saber que a pressoterapia resulta melhor no tipo de celulite causado pela má circulação sanguínea e retenção de água, pois facilita a eliminação de toxinas e a perda de volume corporal. Por isso muitos profissionais da área da estética recomendam este tratamento para promover a remoção da celulite.

Contraindicações da pressoterapia

Este tratamento não é indicado para pessoas com trombose venosa profunda (TPV), dor ou dormência nos membros em causa, infecção aguda no membro afectado ou falhas cardíacas. A pressoterapia também está contra indicada na gravidez e durante a lactação. Se sofrer de alguma doença, é recomendado que consulte o seu médico e esclareça as suas dúvidas em relação aos riscos do tratamento no seu caso específico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.