Como combater a acne na idade adulta

Pensou que a acne iria acabar com o fim da adolescência? Infelizmente não é assim tão linear. São muitos os adultos, entre as idades de 25 e 45, que veem aparecer borbulhas e irritações na cara mesmo depois da juventude. Combater a acne na idade adulta, a chamada acne tardia, é um desafio para muitas pessoas.

Como combater a acne na idade adulta

Primeiro, perceba o que é este tipo de acne, quais os seus fatores e causas e como é que, com algumas técnicas e cuidados, pode conseguir combater a acne na idade adulta de forma eficaz.

 

Como é a pele na idade adulta?

Antes de aplicar técnicas e tratamentos para combater a acne, é importante conhecer a sua pele e como é que ela funciona depois da adolescência.

A pele de um adulto não é muito diferente da de um adolescente. A estrutura da pele é similar em ambas as fases: epiderme, derme, tecido subcutâneo e gordura subcutânea. As glândulas sebáceas, consideradas como “o coração da crise da acne”, também permanecem as mesmas com a idade.

No entanto, ao longo dos anos e com o aumento das exposições à poluição ou ao sol, a pele torna-se mais fina e mais sensível, embora possa haver também uma predisposição genética.

A pele na idade adulta requer portanto muitos cuidados, pois deixa de ter a uniformidade da pele da juventude, sendo essencial tratá-la no quotidiano para conseguir combater a acne tardia.

A acne na adolescência é a mesma da acne tardia?

Não. A única coisa semelhança em ambos os tipos de acne é o processo físico: o excesso de sebo promove a multiplicação de bactérias presentes naturalmente na pele, que libertam moléculas inflamatórias. Isso faz com que os poros da pele fiquem obstruídos, o que provoca pontos negros e borbulhas.

As diferenças entre a acne tardia e a acne da adolescência são os gatilhos (causas) e as manifestações da própria acne, levando a que os tratamentos e formas de combater a acne na idade adulta sejam diferentes dos tratamentos aplicados na adolescência.

Na puberdade, a principal causa da acne é o aumento de hormonas. Nos jovens, a acne é polimorfa, manifestando-se com lesões diversas desde pontos negros, nódulos, pústulas e borbulhas. É portanto um tipo de acne mais severo e agressivo.

Na idade adulta, a glândula sebácea ainda está sob influência hormonal, mas os fatores que a influenciam são sobretudo fatores ambientais, como o estresse, o sol, a poluição, o tabaco, etc. Nas mulheres, é comum que alguns fatores hormonais relacionados com a gravidez ou com os ciclos hormonais, possam igualmente fazer aumentar a acne.

É mais fácil tratar e combater a acne tardia do que a da adolescência, pois é menos severa do que esta última. Nos adultos, as borbulhas estão sobretudo localizadas no queixo, nas bochechas e ao redor da boca. Por ser menos agressiva, muitas mulheres e homens descartam qualquer tratamento ou preocupação.

No entanto, é importante saber que este tipo de acne é bem mais fácil de controlar e tratar, pois existem várias práticas quotidianas que permitem combater a acne nos adultos de forma eficaz.

Como combater a acne na idade adulta

Com alguns cuidados de higiene e técnicas, é possível combater a acne tardia de forma muito fácil:

  • Limpar a pele de manhã e à noite usando produtos de higiene adaptados
  • Utilizar produtos de limpeza que limitem o crescimento bacteriano, estimulando o sistema de auto-defesa antibacteriano natural da pele e regulação da secreção de sebo
  • Aplicar todos os dias, depois da limpeza, um creme hidratante e todas as noites, um creme de tratamento de sebo-regulação que permite revitalizar a pele e tratar a acne
  • Usar maquilhagem sem óleos e demasiados componentes químicos, para evitar reações inflamatórias e aumento de sebo

A influência da alimentação na pele

A alimentação pode aumentar a presença da acne na idade adulta. Os alimentos com alto índice glicémico, que são os que fazem subir os níveis de açúcar do sangue rapidamente, afetam a produção das glândulas sebáceas. Sendo assim, é aconselhável reduzir os alimentos ricos em açúcar e hidratos de carbono refinados, bem como as gorduras saturadas.

Convém também eliminar os produtos lácteos da alimentação durante algum tempo, porque as proteínas neles contidas têm um efeito inflamatório. As proteínas de origem animal, que são as que contêm as carnes, ovos etc. devem ser consumidas com moderação. No entanto, as proteínas vegetais, são bem vindas. É também recomendável beber muita água.

A pele não é apenas o espelho da alma, mas de todo o nosso interior. Se cuidar da sua alimentação e aplicar os cuidados cosméticos necessários, a acne acabará por desaparecer e a sua pele vai com certeza melhorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *