Como cuidar dos lábios no Inverno

Tem os lábios secos ou desidratados por culpa do frio? Siga as nossas sugestões e fique a conhecer como cuidar dos lábios no inverno, de modo a mantê-los sempre bonitos e hidratados. Primeiro fique a saber porque é que os lábios ficam secos e desidratados no inverno?

A nossa pele está composta de glândulas sebáceas, que lhe confere uma capa de oleosidade, ajudando-a a proteger-se da secura e desidratação, causada pelo frio. No entanto os lábios não têm praticamente glândulas sebáceas, então estão desprovidos dessa proteção natural que tem a pele do corpo. Além disso, a pele dos lábios é muito fina, mais uma razão para intensificar os cuidados com esta zona sensível do corpo.

como cuidar labios desidratados e labios secos

Cuidados a ter com os lábios no inverno

A pele do corpo está exposta aos desagradáveis efeitos próprios do inverno, o frio, o vento, as mudanças de temperatura, quer seja pelo aquecimento ou o ar condicionado…, e com tudo isto sofre. Mas os lábios, porque carecem de proteção natural, são os que mais sofrem durante esta estação do ano, pois tendem a ficar ressequidos, desidratados, gretados, com cieiro e com peles soltas. Para evitar que isto aconteça é preciso seguir os nossos conselhos para cuidar dos lábios, sobretudo no inverno e mantê-los sempre macios e tratados.

Esfoliação

Pelo menos uma vez por semana faça uma esfoliação aos lábios. Caso não queira ou não possa gastar dinheiro num esfoliante labial, pode optar por preparar um esfoliante caseiro com açúcar e mel. Misture duas colheres de chá de açúcar com meia colher de chá de óleo de coco e uma colher de chá de mel. Com esta mistura caseira esfregue suavemente os seus lábios para remover todas as impurezas. Depois retire com água fria e aplique depois um bálsamo para que se hidratem durante a noite.

No inverno hidrate bem os lábios

O frio seca a pele, por isso é muito importante hidratar os lábios várias vezes por dia. Para isso pode utilizar um balsamo da sua preferência. Os produtos mais hidratantes com ingredientes naturais são os que contêm manteiga de cárite, arnica, amêndoas doces e azeite. A manteiga de carité é, em particular, uma boa opção para criar uma camada de proteção e manter a pele dos lábios bem hidratada.

Produtos para lábios secos que pode encontrar na farmácia

Existem inúmeros produtos na farmácia para tratar os lábios gretados e secos, preste atenção à lista de ingredientes e prefira os que contenham emolientes como a cera de abelha que confere aos lábios uma camada protectora e trata das peles soltas.

Os produtos humectantes estão indicados para uma dose extra de hidratação, sendo boas opções para cuidar dos lábios no inverno os que contêm ácido hialurónico e glicerina. E ainda os cremes com o ingrediente Dexpantenol, são também bastante recomendados, um ingrediente que tem uma elevada capacidade de regeneração das células, ajudando a hidratar e a regenerar os lábios gretados.

Dicas que ajudam a cuidar dos lábios no inverno

  • O mel contém propriedades suavizantes. Assim sendo, aplique um pouco de mel nos seus lábios e deixe atuar durante alguns minutos. Depois disso vai ver como os lábios ficam bem hidratados e super macios. Para potencializar os efeitos, pode colocar mel nos lábios antes de dormir.
  • Não humedeça os seus lábios com saliva ou água. Ao fazê-lo está a aumentar o risco de eles ficarem ainda mais secos.
  • Não arranque as peles soltas para não provocar irritações.
  • Evite utilizar batons de longa duração, porque tendem a ressecar ainda mais os lábios para aumentar o efeito permanente da cor. Opte por batons pastosos ou brilhantes.
  • Evite alimentos muito ácidos como os citrinos e a comida picante.
  • Uma dica pela qual deve apostar em todas as estações: beba água em abundânca. O clássico hábito de oito copos por dia, é fundamental para hidratar os lábios por dentro.

Estas são apenas algumas dicas para que consiga uns lábios saudáveis durante o inverno. Uma vez que esta é a época em que eles se tornam mais frágeis e ficam mais expostos a condições agrestes. No entanto, o ideal é ter cuidado com os seus lábios durante todo o ano para que eles estejam sempre lindos, cuidados e saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.