Como Preparar a Sua Pele para o Sol

O verão chegou e com ele a vontade de passar dias na praia, a passear, nadar ou simplesmente a apanhar sol. Mas será que a sua pele está preparada para o sol? Claro que durante a exposição ao sol, a pele exige cuidados e proteção, mas se puder preparar a pele mesmo antes de ir à praia não será ainda melhor?

Ao preparar a pele para o verão, conseguirá um bronzeado ainda mais bonito e saudável. Damos-lhes algumas dicas de como preparar a pele para a exposição solar e conseguir um bronzeado perfeito e duradouro. Os alimentos certos, os suplementos que deve tomar e ainda os cuidados estéticos, tudo isto para reforçar a sua pele, de dentro e de fora, e evitar os danos dos raios solares.

suplementos para preparar a pele para o sol

Alimentos para conseguir um bonito bronzeado

Preparar a pele para o sol passa por ingerir os alimentos certos, talvez não saiba mas alguns alimentos são ricos em betacaroteno, um pigmento antioxidante que contribui para um bronzeado mais bonito. Ao ingeri-lo, o organismo transforma-o em vitamina A ou retinol, estimulando a produção de melanina e promovendo um bronzeado uniforme. Além destes benefícios para a pele, o consumo de alimentos ricos em betacaroteno aumenta o brilho dos cabelos e fortalece as unhas.

Estes alimentos ajudam a ter a pele bonita e são essencialmente os de cor avermelhada (tomate, cereja, morango, framboesa, etc.), os amarelos e laranja (nectarina, alperce, abacaxi, laranja, cenoura, manga, entre outros), mas também os legumes de folha verde-escura (couve, agrião e brócolos). A vantagem destes alimentos é o facto de poderem ser consumidos ao natural, em sumos ou em saladas, e por isso fáceis de preparara e ideais para os dias de calor. Estes alimentos ingeridos todos os dias, podem substituir os suplementos para preparar a pele para o sol, que se encontram à venda.

Depilação em dia para preparar a pele

Este é um dos assuntos que mais preocupa as mulheres! Se recorre aos métodos tradicionais, como a cera ou a depiladora elétrica, deve depilar-se dois dias antes da exposição ao sol para que a pele tenha tempo de recuperar e não esteja super sensível aquando da referida exposição.

Se opta pelos métodos mais modernos, como a depilação a laser e luz pulsada, deve iniciar as sessões o mais cedo possível. Isto porque o contraste entre a pele e o pelo deve ser o maior possível, por isso a pele não deve estar bronzeada. Além disso não é recomendado que se exponha ao sol nos dias que se seguem aos tratamentos, por isso de começar agora ainda tem tempo de fazer algumas sessões.

Suplementos para preparar a pele para o sol

Se é daquelas pessoas que não dispensa várias idas à praia por semana e gosta de um bronzeado bem marcado, é conveniente que dê uma ajudinha extra à sua pele na hora de se proteger. Algumas marcas desenvolveram protetores celulares (como o Selenium-ACE EXTRA ou o preparador solar INNÉOV) que ajudam a reforçar as defesas naturais antioxidantes da pele, evitando o seu envelhecimento prematuro causado pela exposição excessiva aos raios UV.

Além disso, ao tomar estes comprimidos para preparar a pele para o sol, conseguirá um bronzeado mais homogéneo. Claro que, apesar de protegerem a pele, não substituem de forma alguma o protetor solar, que deve aplicado e reaplicado sempre que necessário, além de se evitar a exposição nas horas mais perigosas.

Esfoliação

A melhor maneira de prepar a pele para a exposição ao sol, é fazer uma esfoliação, que ajudará a eliminar as células mortas, deixando a pele livre de impurezas. Faça 1 vez por semana, tanto à pele do rosto como a do corpo com um produto específico para cada zona, uma esfoliação com movimentos suaves. Assim, a pele fica muito mais macia e brilhante, preparada para obter um bonito bronzeado.

Protetor solar com filtros UVA e UVB

No seu dia a dia, assim que surjam os primeiros raios de sol, use cremes para o rosto com factor de protecção mínimo de FP 15. Na praia os cuidados devem ser redobrados, assim para proteger a pele contra os raios solares, que deve ser feito meia hora antes da exposição solar, é importante usar um protetor solar de acordo com os tipos de peles.

As peles mais claras necessitam de uma protecção alta, as peles morenas uma proteção média. Os protetores devem conter filtro UVA e UVB, de modo a evitar queimaduras graves e o envelhecimento da pele. A aplicação deve ser feita várias vezes por dia.

Além disso, também é importante usar um chapéu de sol e óculos de sol. E não se esqueça da hidratação da pele depois da praia, pois o sol, a areia e o cloro (se frequenta a piscina), ressecam a pele deixando-a sem brilho, além disso a hidratação da pele ajuda a manter o bronzeado saudável durante mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.