Como proteger a pele do sol

A luz solar contém entre outros, raios ultravioletas A (UVA) e B (UVB), que danificam e envelhecem a pele, por isso é tão importante saber como proteger a pele do sol, para retrasar o seu envelhecimento e outros problemas graves. O sol está sempre presente para alegrar os nossos dias, até mesmo nos dias mais nublados. No entanto, a luz solar nem sempre é benéfica para a pele. Apanhe sol, sim, mas nunca sem proteção!

A pele é o maior órgão humano e o revestimento externo do corpo, constituída por duas camadas, a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais superficial da pele e a derme a camada mais interior da pele. como proteger a pele do sol

Tudo o que deve fazer para proteger a pele do sol

Os raios UVA são raios longos que penetram na pele até à derme, e portanto responsáveis pelos efeitos a longo prazo, como manchas, rugas e outros sinais do envelhecimento prematuro. Os raios UVB são raios curtos mas mais poderosos, que penetram nas camadas mais superficiais da pele, e são responsáveis pelos efeitos imediatos tais como as queimaduras solares.

Para proteger a sua pele do sol, deve ter em atenção três fatores, muito importantes e que fazem toda a diferença, a curto e a longo prazo. A proteção solar, a proteção física e a proteção dos olhos.

Proteger a pele do rosto do sol – Protetor Solar (FPS)

Relativamente à proteção solar, deve-se usar diariamente protetor solar. O protetor solar absorve, reflete e dispersa os raios nocivos, antes deles penetrarem na pele. No entanto, para tal acontecer, deve ter em atenção alguns pormenores. A escolha do protetor, o fator de proteção solar (FPS) e o modo de aplicação.

Precisa de escolher um protetor solar com ampla proteção, isto é, que bloqueie os raios UVB e UVA. O FPS também é muito importante, sendo que o índice de FPS que necessita depende do tempo que vai estar exposta ao sol. Este deve situar-se, entre os quinze e os trinta, para as atividades diárias que englobem pouca exposição solar.

Como proteger a pele do sol na praia

Deve-se usar um com FPS superior, para os dias em que vai estar mais tempo exposta ao sol, a passear no jardim, numa ida à piscina ou mesmo à praia. Neste caso, como a pele vai estar mais exposta ao sol use um creme com protetor solar de acordo com o seu tipo de pele! Para tipos de pele claras e sensíveis que são mais propensas a queimaduras solares, deveria usar um protetor solar que tenha como mínimo um FPS 30, mas o ideal seria FPS 50.

Para proteger tipos de pele morenas, é suficiente um creme com uma proteção média, um FPS 30. Em caso de dúvida, escolha uma proteção mais alta e não fique exposta ao sol durante muito tempo. Além do FPS, tenha também em atenção a proteção UVA. Os protetores solares ideais são os que protegem a pele do sol frente, tanto dos raios UVB como também dos UVA. Certifique-se que o creme que compra contenha os dois.

Tão importante como a escolha do protetor, para proteger a sua pele na praia, é o modo de aplicação. Todos os protetores devem ser aplicados uniformemente, cobrindo todas as áreas expostas, e reaplicados a cada 2 horas, depois de andar na água, transpirar ou secar o corpo com uma toalha, uma vez que vão perdendo a sua eficácia.

A melhor roupa para proteger a pele do sol

Em relação à proteção física, saiba que a roupa também protege a pele dos efeitos do sol. Qualquer tecido protege a pele contra a radiação UV, desde que sejam tecidos grossos e bem tupidos. Um tecido transparente não é o mais adequado, porque deixa passar os raios UV. Os tecidos de poliéster proporcionam uma proteção relativamente boa. Enquanto o algodão só absorve parte dos raios UVB, os que causam queimaduras solares.

A cor e o tamanho das roupas também têm a sua importância na hora de proteger a pele do sol. As roupas largas e escuras protegem melhor que as roupas estreitas e de cores claras. Por último, deve usar sempre um chapéu e óculos de sol, que não só protegem a pele do rosto, como também conferem proteção aos olhos e cabelos.

Ao comprar óculos, pense no tamanho dos óculos. Uns óculos pequenos e redondos, deixam os raios UV entrarem pelos lados, atingindo parte dos olhos e ainda a zona à volta dos olhos, que é uma área sensível e que tem tendência a envelhecer antes do tempo. Tenha em conta também a cor dos óculos, pois um tom escuro é o mais acertado. Óculos de sol com  a desiganção “UV-400”, “100% UV” ou o símbolo “CE”, são os melhores para proteger os olhos.

Em suma, a melhor forma de proteger a pele do sol, é usar um protetor solar que assegure uma ampla proteção diária em toda a pele e evitar a exposição direta continuada, nos períodos de maior intensidade de calor, pois cada dia é um dia de sol. Deve ter mais cuidado durante a época de verão, uma vez que o sol é mais intenso e os dias são mais longos. Não deve estar exposta ao sol entre as onze e as quinze horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.