Como Tratar a Pele Queimada pelo Sol

Passou demasiado tempo ao sol e tem a pele toda vermelha, é possível que tenha uma queimadura solar, que além de vermelha, pode também estar inchada e com bolhas. Fique a saber como tratar a pele queimada pelo sol e as medidas a tomar para a rápida regeneração da pele.

Quando se fala em exposição ao sol, todas sabemos que as palavras de ordem são moderação e prevenção. Mas em tempo de férias, o mar e a praia, ocupam o nosso tempo livre e as queimaduras solares são invitáveis. Uma ligeira vermelhidão ainda pode ser tolerável, mas por vezes surgem imprevistos maiores, seja por descuido ou por falta de proteção, é então quando todo o foco deve estar nos cuidados necessários para regenerar a pele queimada.

regenerar pele queimada

Soluções para tratar a pele queimada pelo sol

Depois de um banho de imersão com água tépida (ou preferencialmente fria, se conseguir) há que hidratar. A baixa temperatura da água acalma o calor da pele e a loção pós-solar encarrega-se da hidratação. No mercado existem também géis refrescantes para o corpo. Loções, géis e cremes, todas as opções são válidas para tratar a pele queimada pelo sol, desde que sejam à base de água e ricos em menta, aloé vera ou calamina.

Gel de Aloe Vera puro

O gel de Aloe vera é indicado para um sem fim de problemas de pele, em particular para as queimaduras solares. O seu efeito refrescante e medicinal, pode trazer alívio imediato, acalma a comichão e acelera a regeneração da pele queimada. Deve ser aplicado várias vezes por dia nas zonas afetadas, até mesmo para tratar a queimadura solar no rosto é bastante adequado.

Os cremes naturais com vitamina E e os que contêm vitamina A, são uma boa opção por conterem ingredientes antienvelhecimento, assim como os de propriedades anti-inflamatórias. No rosto pode usar compressas de chá de camomila que possui também propriedades calmantes. A hidratação da pele com cremes adequados, acalma a sensação de mal-estar e de calor e ajuda a passar esta fase da forma menos incómoda possível.

Bicarbonato de sódio contra as queimaduras solares

Um tratamento caseiro para tratar a pele queimada pelo sol é o bicarbonato de sódio. Este pó branco acalma logo as  queimaduras solares. Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 litro de água, dissolva e agora molhe um pano e coloque sobres as zonas queimadas. Repita várias vezes ao dia.

Gel com MSM – para regenerar a pele queimada

O gel MSM, é particularmente útil na regeneração da pele rápida e profundamente, pois estimula a produção de colágeno e a elastina. Tanto para tratar a queimadura solar no rosto como em todo o corpo, não é oleoso e pode ser bem absorvido pela pele. Aplicado após a exposição solor excessiva, com moderação várias vezes ao dia, o gel acalma a pele e contribui para a sua regeneração.

Não esqueça no entanto que a melhor hidratação é a que vem de dentro e por isso nos dias seguintes à sobre-exposição solar, beba mais água do que o habitual. Pode também recorrer a sumos naturais ou a chás, o importante é hidratar-se. Veja aqui mais alguns cuidados a ter com a pele depois da praia.

Se a pele já está queimada pelo sol – o que não deve fazer!

Algumas pessoas têm crenças erradas sobre as queimaduras solares e optam por soluções que tendem a piorar o problema. Evite os banhos quentes, pois não acalmam a pele e deixam-na ainda mais seca. Mas também evite a água gelada, já que o arrefecimento excessivo pode reduzir as defesas do corpo e, assim, retardar a cicatrização e a regeneração da pele. A água fria não deve ser inferior aos 15 a 20 graus.

Não use álcool nem pasta de dentes para tratar a pele queimada pelo sol, pois embora proporcionem uma sensação  e frescura momentânea, mas vão irritar ainda mais a pele. Se usar sabonete, use os que têm emolientes hidratantes, de forma a não ressecar a pele.

Não faça esfoliações à pele, porque esta está muito sensível e pode inflamar e ficar ainda mais fragilizada. A esfoliação, quando tem que ser feita, deve ser alguns dias antes da exposição ao sol, para eliminar células mortas e proporcionar um bronzeado bonito e uniforme.

Evite o sol em caso de queimaduras solares, pois a pele necessita tempo para regenerar-se. É a pior coisa que pode fazer pela sua pele, se volta a apanhar sol. Tentar recuperar o bronzeado e disfarçar as manchas, não é o melhor para a sua pele. Se não pode evitar o sol, tenha o cuidado de cubrir-se da cabeça aos pés.

A prevenção é o melhor remédio

Nunca é de mais relembrar que o uso do protetor solar é o melhor que faz por si. Qualquer tratamento para a pele queimada pelo sol, é claro que ajuda a aclamar e a regenerar, mas não são eficazes contra o cancro de pele nem contra o envelhecimento cutâneo. Se o mal já está feito, a pele simplesmente não esquece! Ninguém quer vir a ter mais manchas e rugas provocadas pelo sol, para além das naturais próprias do passar do tempo. A exposição excessiva ao sol pode causar danos significativos à sua pele, por isso tome precauções antes que seja tarde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.