Cuidados a ter com a pele depois da praia

A pele é uma parte muito importante do nosso corpo que deve ser constantemente cuidada e hidratada. No entanto, no verão, principalmente depois da exposição solar na praia, os cuidados devem ser redobrados. Por isso mesmo, neste artigo vamos referir-lhe alguns dos cuidados a ter com a pele depois da praia. Assim já não tem desculpas para se desleixar.

Cuidados a ter com a pele depois da praia

Cuidados com a pele depois da praia

O tempo de férias é sinónimo de idas à praia, enquanto que para o nosso bem estar são momentos de puro relaxamento, mas para a pele e o cabelo, o sol e a água salgada significam stress. A pele costuma ficar mais sensivél e e resseca durante a estação quente, quer seja pelo suor, a radiação solar e até mesmo devido o ar condicionado. Por tudo isto, deve tratar a sua pele quando chega a casa depois de se bronzear na praia.

Prepare a sua pele antes de ir para a praia

Um dos principais cuidados que deve ter com a sua pele depois da exposição solar, começa mesmo antes de ir à praia. Deve usar sempre protetor solar com um nível de proteção solar adequado ao da sua pele e deve aplicá-lo não quando chega à praia, mas sim enquanto está em casa, para que o creme tenha tempo de ser absorvido pela pele e de fazer o devido efeito.

Depois da praia cuide da sua pele com o After-sun mais adequado!

Depois da praia existem alguns cuidados que deve ter com a sua pele para que esta não se ressinta. Nomeadamente:

Tomar banho assim que possível. Embora pareça básico, este é um passo essencial para a saúde da sua pele uma vez que é necessário retirar os resíduos de protetor solar, salmoura (da água do mar) e de areia. Estas impurezas, caso fiquem demasiado tempo alojadas na sua pele, podem ser prejudiciais.

Utilizar sempre um after-sun. Depois de se certificar que a sua pele está limpa deve aplicar sempre um after-sun em todo o corpo. Os produtos After-Sun baseiam-se em emulsões de óleo-em-água que ajudam a hidratar e a acalmar a pele irritada. Em particular, os produtos after-sun com pantenol e Vitamina E, são os mais adequados para a regeneração da pele após a exposição ao sol. Ao mesmo tempo, hidratam e evitam a secura da pele.

Aplique creme hidratante. Nos dias seguintes à exposição solar certifique-se de que hidrata a sua pele constantemente para que ela não fique seca nem quebradiça. Ninguém gosta quando a pele começa a “escamar” e a perder o bronzeado, pois não? Esta é a solução para esse problema.

O excesso de sol pode surpreender qualquer pele sem proteção solar e o resultado são as queimaduras solares. A escamação da pele começa alguns dias depois. Isto ocorre porque a pele começa a se regenerar. Não rasgue a pele, remova apenas os restos da pele que já estão soltos e use sempre a loção hidratante. Mais dicas para tratar a pele queimada pelo sol, podem ser vistas aqui.

Cuidados a ter com a pele na praia

  • Passe protetor solar com regularidade;
  • Não apanhe sol nas horas de maior calor;
  • Beba muita água – uma vez que na praia, devido ao calor, temos mais tendência para desidratar;
  • Utilize protetores solares indicados tanto ao nível de proteção como adequados a cada zona do seu corpo. O da cara deve ser diferente do de corpo;
  • Tenha cuidado com a data de validade do protetor solar. Se expirar, o resultado não vai ser o pretendido.

Muita sol faz mal à pele

Quando chega o verão, todos nós queremos ter aquele ar bronzeado de fazer inveja. No entanto, não coloque a sua saúde em risco para o conseguir. O cancro de pele é a segunda causa de morte a nível mundial. Por isso evite escaldões e queimaduras solares e proteja a sua pele com os produtos mais indicados para si e para cada zona do seu corpo.

Por muito que maximize os cuidados com a pele depois da praia, mas lembre-se que mais vale prevenir que remediar. Expor em excesso a sua pele ao sol, tem também outras consequências, como por exemplo o envelhecimento precoce da sua pele. Será que vale a pena tudo isto por um bronzeado? Prefira bronzear-se de uma forma saudável, mesmo que para isso demore mais tempo para o conseguir. Siga todos os passos referidos neste artigo e não irá ter problemas. Caso sinta algo de anormal depois de se sujeitar a uma exposição solar, contate de imediato o seu médico de família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.