Cuidados Com a Pele Depois dos 40

Intensificar os cuidados com a pele depois dos 40 anos é sem dúvida um must para combater os primeiros sinais de envelhecimento. Entrar nos 40 e ver o rosto mudar não é fácil para mulher nenhuma. Manchas, rugas e flacidez são os efeitos mais notados e os que mais preocupam as mulheres no geral.

É certo que a prevenção é o melhor aliado, mas nem tudo está perdido: apostar nos cosméticos adequados e alterar pequenos hábitos no dia a dia são os comportamentos chave para atenuar os efeitos do passar do tempo e continuar com a pele bonita depois dos 40.

Os principais cuidados com a pele depois dos 40

cuidados com a pele do rosto depois dos 40 anos

É nesta idade que aparecem na pele os sinais do tempo de forma mais marcada. Se durante os 30, surgem alguma rugas ligeiras e os chamados “pés de galinha”, aos quarenta estas marcas pronunciam-se e tendem a surgir também as manchas.

Na zona à volta dos lábios e o pescoço surgem linhas difíceis de disfarçar e que afetam muitas vezes a autoestima da mulher. A maioria das linhas são associadas aos movimentos naturais do rosto, mas outras são estáticas, causadas pela perda de elasticidade e de volume. A pele perde colagénio, tornando-se mais flácida e no geral o rosto adquire um aspeto mais cansado. Mas nunca é tarde para cuidar da pele do rosto depois dos 40 e nesta idade os cuidados devem ser redobrados.

Os melhores cremes de rosto a partir dos 40 anos

Existem no mercado inúmeros cremes para peles maduras e é neles que encontra o seu maior aliado. Um dos principais cuidados com a pele do rosto depois dos 40 anos é utilizar cremes para estimular a produção de colágeno e assim evitar as rugas e a diminuição da elasticidade da pele.

Aposte também em cremes hidratantes ricos em vitamina C ou ácido azelaico, assim como os derivados da vitamina A ou ácido glicólico, que ajudam a estimular a produção de colágeno e reduzir as pequenas rugas.

Também são bastante eficazes os cremes antirrugas para 40 anos com polipeptídeos, que tornam a pele mais jovem e lisa. Os cremes com ativos regeneradores como o ácido hialurónico são também muito adequados, pois hidratam profundamente e permitem que a pele recupere a sua elasticidade e tonicidade.

Para o contorno dos olhos, é importante aplicar cremes específicos, pois os cremes hidratantes tradicionais tendem a ser demasiado agressivos, principalmente nesta idade em que os contorno dos olhos está especialmente sensível. Não deixe de cuidar da pele de manhã e à noite, seguindo a velha máxima de “limpar, tonificar, hidratar”.

Protetor solar – o grande aliado da pele a qualquer idade

O envelhecimento da pele depende em grande medida do efeito da luz solar. A radiação ultravioleta penetra nas células da pele e produzem os chamados radicais livres. Estas particulas agressivas atacam o colágeno, fazendo acelerar o envelhecimento da pele, que se traduz em falta de firmeza e elasticidade, e que acaba na formação de rugas.

Embora seja muitas vezes negligenciada, a aplicação diária do protetor solar faz milagres. Seja verão ou inverno, não saia de casa sem uma camada de protetor solar sobre todo o rosto. O sol tem benefícios incríveis, mas ao mesmo tempo pode ser uma grande inimigo da pele, principalmente nesta idade em que a pele já se encontra mais fragilizada e mais sensível às ações do envelhecimento.

O sol envelhece a pele e os melhores cremes do rosto para 40 anos, por muito bons e caros que sejam, não podem parar este processo. Se quer retrasar o envelhecimento da pele, evite o sol e comece, o mais antes possível, a aplicar um creme de dia hidratante com fator de proteção solar 10 a 15. Portanto se pretende abrandar os efeitos da passagem do tempo, este é um gesto impotante a qualquer idade, mas sobretudo nos cuidados diários com a pele a partir dos 40 anos.

Hábitos saudáveis – pele bonita depois dos 40 anos

Pode adquirir todos os cremes e cosméticos do mundo, mas não serão suficientes se a sua ação não for complementada com pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia. Se bebe pouca água, comece a mudança por aí: beba no mínimo 1,5 L de água por dia. A hidratação da pele é desencadeada pelos cosméticos, mas a hidratação mais importante e eficaz é a que vem de dentro, e essa só é conseguida através da ingestão de muita água.

Afinal, a verdadeira beleza vem de dentro, e a alimentação ajuda a ter uma pele bonita, por isso priorize alimentos saudáveis ricos em vitamina C e E, carotenóides e ácidos gordos poliinsaturados. Abandonar vícios como o tabaco ou o álcool é imperativo neste idade. Tal como o sol, a nicotina desencadeia a produção de radicais livres, daninos para a pele. Substitua os velhos vícios, por exercício físico moderado, uma alimentação equilibrada e horas de sono de qualidade.

E não se esqueça que a beleza que vem do seu interior está por em cima de tudo. Qualquer pessoa que se sinta atraente, que esteja satisfeita, que aprenda a combater o stress e viva relaxada, pode estar a contribuir enormemente  para ter uma cara bonita e feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.