Cuidados diários com a pele do rosto – os essenciais que não devem faltar!

Nos cuidados diários com a pele do rosto existem gestos essenciais que não deveriam faltar na rotina de beleza de qualquer mulher, para manter uma pele bonita e jovem durante mais tempo. Como sabemos o rosto é a parte mais visível do nosso corpo, por isso precisa de mais atenção.

Atualmente o mercado apresenta-nos cada vez mais soluções, quer a nível de cosméticos, quer a nível de tratamentos, que nos prometem alcançar a perfeição e o resultado desejado. Contudo, nem sempre fazemos as escolhas mais acertadas para os cuidados diários essenciais da pele, acabamos por ter o armário repleto de produtos, onde muitos deles nem sabemos para que servem, simplesmente passaram a fazer parte da nossa lista de produtos porque o vimos num anúncio que promete resultados fantásticos.

Cinco cosméticos que não devem faltar nos cuidados diários da pele do rosto

Cuidados básicos diários com a pele do rosto

Queremos dar a conhecer os gestos essenciais e os produtos cosméticos que toda a mulher devia ter, pois por vezes menos é mais e os produtos mais simples são os que farão a diferença e sobretudo a ajudá-la a não descurar a rotina feminina de beleza. Nunca deveriam faltar estes produtos nos seus cuidados diários com a pele do rosto!

Limpeza do rosto

A limpeza do rosto é um dos principais gestos a ter nos cuidados diários da pele do rosto em qualquer idade. Se não retirar a maquilhagem ou a sujidade que se acumulam ao longo do dia, a sua pele tem tendência a envelhecer mais rápido. Os restos de maquilhagem e a sujidade contribuem para o envelhecimento e agravam os problemas de pele, como as espinhas. Não descuide este gesto de beleza e limpe a pele todas as noites antes de ir para a cama.

Um produto de limpeza suave e prático é a Água Micelar. Num único gesto remove toda a maquilhagem do rosto, incluindo a zona delicada do contorno dos olhos. É um produto dois-em-um, pois não precisa de passar depois o tónico, como quando utiliza o leite de limpeza. Algumas marcas até recomendam usá-lo de manhã como um tónico, ou seja a água micelar substitui o tónico. Para aplicar, basta molhar um disco de algodão e limpar o rosto e os olhos. A sua formulação é indicada para todo o tipo de peles e até as mais sensíveis. Como pode ver, não é necessário ter muitos produtos, apenas um é suficiente para o seu ritual de remoção de maquilhagem.

Creme hidratante

Para ter a pele bonita depois da limpeza vem a hidratação, sendo um dos passos mais importantes na rotina diária de cuidados com a pele do rosto. Deve hidratar o seu rosto de manhã e à noite para reforçar a camada protetora natural da pele. Só assim conseguirá o equilíbrio perfeito da água e óleo presentes na pele, o que de certa forma lhe permite manter a sua pele com firmeza, vitalidade e luminosidade.

Creme hidratante de acordo com o tipo de pele

No caso de peles mais jovens procure um hidratante cuja função principal do mesmo seja a hidratação. No entanto cada tipo de pele do rosto tem necessidades diferentes. Por isso, é necessário escolher o hidratnte mais adequado ao seu tipo de pele. A pele normal gosta de cremes leves, com texturas algo gordurosas para manter sua flexibilidade. A pele mista ou oleosa precisa de cosméticos oil free, cremes fluidos “óleo-em-água” e emulsões matificantes que reduzem o brilho da pele.

As peles secas e sensíveis preferem as emulsões “água-em-óleo”, ricas em ingredientes calmantes e ceramidas ─ umas moléculas gordurosas capazes de reter água. Em peles com falta de firmeza, escolha um hidratante cuja função principal seja reafirmar e redefinir os contornos do rosto e em peles mais maduras procure hidratantes nutritivos. Confira também os Cuidados diários com o rosto aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos.

Protetor solar

Engane-se se pensa, que só deve colocar protetor solar no verão. O protetor solar é talvez o produto mais importante da sua rotina de cuidados da pele do rosto. Para muitos dermatologistas devemos proteger a pele do sol durante todo o ano para evitar o envelhecimento prematuro da pele. No entanto, depende do seu tipo de vida: se passa muito tempo ao ar livre, é essencial, mas se, a maior parte do tempo, está no escritório não é necessário. Mas ao sair do trabalho e vai passar algumas horas ao sol, é necessário proteção.

Existem cada vez mais cremes hidratantes para o rosto com fator de proteção solar. Mas lembre-se, embora um creme de dia com SPF é muito melhor do que um sem nenhuma proteção, mas se a sua cara está constantemente exposta ao sol por períodos prolongados, é recomendável a aplicação de um protector solar com um FPS alto. Então deve a partir de agora integrar na sua rotina de cuidados diários com a pele do rosto o protetor solar mais adequado ao seu tipo de pele, se quer mantê-la bonita e jovém por mais tempo.

Sérum para o rosto

O sérum também é um produto de estrema importância na nossa rotina de beleza, pois vai conseguir atuar sobre a camada mais profunda da epiderme, proporcionando assim um aumento do resultado da ação do hidratante. No entanto, o sérum não é um hidratante e não o substitui.

É aplicado antes do creme de dia para estimular as células da epiderme. Aplique-o com as pontas dos dedos, de forma circular, começando pelo pescoço e subindo até a testa. Se ainda não conhece este produto, aprenda aqui como aplicar o sérum. Se tiver a pele seca opte por um sérum rico em ácido hialurónico, porém se tiver a pele mais oleosa deverá optar por um sérum que promova uma ação mais matificante.

Creme de noite

À noite a pele regenera-se, por isso um creme de noite que contém fórmulas mais ricas, nutre e ajuda a promover a regeneração da pele, por isso não deve descuidar este gesto essencial na sua rotina de cuidados faciais com o rosto. Depois da limpeza do rosto como indicamos acima, aplique o creme no rosto massageando em pequenos círculos de baixo para cima. O creme de noite permite uma hidratação intensa e duradoura durante as horas de sono. Ao acordar, a sua pele tem uma aparência mais renovada.

Creme exfoliante para o rosto

A exfoliação da pele do rosto, embora não seja um must da rotina diária de cuidados da pele do rosto, porém o exfoliante é um produto que deve fazer parte do seu ritual de beleza, pois vai remover as células mortas e promover a renovação celular. Isto irá permitir-nos ter uma pele sempre fresca e luminosa.

No entanto, a exfoliação da pele do rosto, deve ser feita apenas uma vez por semana, para que esta tenha tempo de recuperar naturalmente. Depois de molhar o rosto, faça uma pequena esfoliação com movimentos circulares com as pontas dos dedos em todo o rosto, insitindo na zona T (testa, nariz, queixo). Nunca esfregue ou repuxe a pele!

Tal como mimamos e nos esmeramos nos cuidados diários com a pele do rosto, um estilo de vida saudável é também essencial para ter uma pele bonita, por isso aumente o consumo de água e mantenha uma dieta equilibrada, sem açúcares e com predomínio de vegetais e durma as horas de sono regular. Dormir bem aumenta a capacidade de regeneração da pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *