Diferenças entre a água micelar e a água termal

A água micelar e a água termal são dois produtos encontrados, muitas vezes, lado a lado. Ambos servem para cuidar o rosto, no entanto não saber qual a diferença entre a água micelar e a água termal pode levar a pensar que servem os mesmos fins, e não é bem assim.

Embora tenham nomes parecidos, há uma grande diferença entre a água termal e a água micelar. Ambos são necessários para o cuidado diário da pele, por isso descubra, neste artigo, todas as diferenças entre a água micelar e a água termal. Fique primeiro a saber para que serve cada uma delas e depois como aplicar estes produtos para que a sua pele ganhe vida.

Água micelar

A água micelar é um produto utilizado na limpeza da pele, tendo na sua composição micelas, que são pequenas partículas que causam um efeito de micro-emulsão quando em contacto com a pele. Isso permite a remoção da maquilhagem e a limpeza da pele, sem necessidade usar outros produtos.

 

 água micelar e a água termal

A maioria das águas micelares não irritam a pele, sendo ideis para todos os tipos de pele, até mesmo as peles sensíveis e depois de aplicadas no rosto não necessitam enxaguamento, o que ajuda a reduzir tempo nos cuidados diários do rosto. Para além de desmaquilharem e limparem a pele, também permitem um “tratamento” da mesma: graças às micelas, as águas micelares ajudam a purificar a pele.

Água termal

A água termal é a água que flui no subsolo e que está em contacto com várias rochas, enriquecendo-se com nutrientes e minerais. Ao provirem da natureza, as águas termais têm uma composição diferente em minerais consoante os diferentes lugares por onde passam.

Uma das diferenças entre a água micelar e a água termal é o poder terapêutico que esta última tem. Nos SPA’s, a água termal é usada para ajudar no tratamento de dores reumáticas, de problemas digestivos, respiratórios e até de problemas de pele. Por isso hoje em dia existem as águas termais em formato spray micronizado para vaporizar diretamente sobre o rosto. água micelar e a água termalA água termal tem sobre a pele, um efeito de hidratação, de alivio da irritação e da vermelhidão, e ajudam a refrescar sobretudo as peles mais sensíveis. Depois da limpeza do rosto, é o momento ideal para colocar um spray de água termal, embora esta água possa também ser usada, tanto antes como depois da maquilhagem.

A diferença entre a água micelar e a água termal

Estas duas águas têm objetivos completamente diferentes. Enquanto que a água micelar é um produto que se destina a limpar e a desmaquilhar a pele do rosto, já a água termal tem uma função terapêutica, refrescante e hidratante. As águas termais são sobretudo aconselhadas para peles sensíveis e intolerantes, propícias a sofrer de vermelhidão, comichão, irritação ou eczema.

As águas termais encontram-se em formato spray micronizado e devem ser aplicadas a 10 cm diretamente sobre a pele. O excesso do produto pode ser retirado com um lenço de papel, não é aconselhável deixar secar ao ar livre até evaporar-se, porque poderia causar sensação de repuxamento e secura na pele.

Outra razão que evidência a diferença entre a água micelar e a água termal, reside na aplicação de cada uma delas: se a segunda não necessita de algodão para ser aplicada, a água micelar deve ser aplicada na pele com a ajuda de um algodão embebido no produto, para retirar a maquilhagem, antes de se deitar, como também para limpar a pele de manhã, depois de sair da cama. Depois da pele limpa, é o momento de aplicar a água termal.

Como se pode ver é importante conhecer as diferenças entre a água micelar e a água termal, porque muito embora tenham em comum a denominação de águas, cada uma têm objetivos e funcionalidade diferentes, mas juntas podem funcionar como aliadas para um aspeto saudável da sua pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.