A Importância da Vitamina C Para a Pele

Se ainda não conhece as inúmeras vantagens da importância da Vitamina C para a pele, fique a conhecê-las e surpreenda-se. Descobertas recentes provam que a vitamina C tem efeitos espantosos não só no fortalecimento do sistema imunitário, mas também na pele, os benefícios são imensos.

A vitamina C tem como objetivo lutar contra o anti-envelhecimento. Por isso quando se trata de cuidados faciais, são muitos os produtos que a contêm, mas o que é melhor, um creme ou um serum para combater as rugas? Além disso, que outros ingredientes deve ter um creme de vitamina C para ser ainda mais eficaz? Esclarecemos as suas dúvidas.

Vitamina C para a pele

A Importância da Vitamina C Para a Pele

A Vitamina C, utilizada em creme, é altamente antioxidante e combate os radicais livres. Isto significa que a longo prazo tem uma ação significativa na diminuição de rugas e linhas de expressão. Tem também uma ação espantosa no tratamento de manchas, uniformizando o tom da pele e eliminando manchas como melasmas, manchas de acne e de sol. Serve também como um protetor solar natural, pois protege a pele dos raios ultravioletas. A vitamina C tem ainda o poder de reafirmar a pele, pois potencia a produção de fibras de colagénio e elastina.

Como aplicar os cremes de vitamina C no rosto?

Os cremes ricos em vitamina C devem ser utilizados uma vez ao dia sobre uma pele limpa. Nos tratamentos antirrugas, o creme de ser aplicado não só no rosto, mas também no pescoço e no colo, zonas em que os sinais do tempo são também evidentes. No geral podem ser aplicados também como creme de noite, mas existem no mercado cremes de noite específicos, aos quais pode recorrer para um tratamento para manchas e/ou rugas mais profundo.

Os cremes podem ser aplicados continuamente ou durante um período de tempo específico. Por exemplo se utilizados para tratar manchas (provocadas pelo sol), a duração do tratamento pode restringir-se a alguns meses até as manchas atenuarem ou desaparecerem.

A aplicação tópica, embora seja a mais eficaz em tratamentos de beleza, pode sempre ser complementada com o consumo de alimentos ricos e vitamina C, como os citrinos. Pode ainda recorrer a pastilhas ou comprimidos efervescentes de Vitamina C (disponíveis em farmácias e parafarmácias) de forma a garantir que ingere a quantidade diária suficiente.

Creme com vitamina C pura

A vitamina C pura, chamada de ácido ascórbico, é uma forma de vitamina que não é adequada para o cuidado diário do rosto, porque é muito azeda e causa irritação na pele. A vitamina C pura não pode entrar na composição dos cremes porque está sujeita à oxidação. No entanto, pode ser usada no serum, no entanto, não deve haver abuso na sua aplicação, só deve ser usado de vez em quando e nunca diariamente.

Mas o melhor serum de vitamina C pura, é aquele que na sua formulação tenha um pH bastante ácido. Sendo as ampolas de vitamina c para o rosto, o mais adequado para a sua aplicção, porque ao estarem fechadas de forma hermética, não estão em contacto como o ar e assim, a vitamina C não perde rapidamente o seu efeito. As concentrações de 15% – 20% são as mais recomendadas. Qualquer concentração acima de 20%, causa irritação na pele, devendo ter cuidado, porque senão obtém o efeito contrário.

Creme vitamina C anti-envelhecimento

O creme do rosto é a melhor forma para cuidar todos os dias da pele. Lutar contra o envelhecimento do rosto, passa por utilizar um creme com vitamina C, que vai estimular a produção de colágeno, mas que também deve conter outros ingredientes que ajudam a regeneração natural da pele, como a vitamina A, ácido hialurónico, vitamina E, resveratrol Q10, que auxiliam nesse processo.

No entanto, como os cremes contêm concentrações baixas de vitamina C, deve ser suplementado com um serum,  com a formulação certa, já que contêm uma forma mais eficaz de vitamina C para a pele – o ácido ascórbico puro. Mas deve haver cuidado de modo a evitar irritações na pele do rosto.

Máscara Caseira de Vitamina C

Para hidratar em profundidade, aclarar manchas e suavizar eventuais rugas de expressão, pode recorrer a uma máscara de vitamina C caseira, muito simples de preparar: uma pastilha efervescente de vitamina C, uma gema de ovo e uma colher de mel. Junte a gema e o mel, batendo bem, e acrescente a pastilha efervescente previamente dissolvida numa colher de água. Aplique em todo o rosto, deixe atuar durante 15 minutos, retire com água morna e passe o seu creme hidratante habitual.

A vitamina C tem muitos benefícios para a pele, sendo um grande aliado para lutar contra os sinais da idade, quer seja perda de firmeza, rugas, pele baça ou manchas no rosto, sendo por isso um ingrediente indespensável na sua rotina de cuidados de beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.