O sol envelhece a pele

Apanhar muito sol é prejudicial para a nossa pele, levando a um envelhecimento mais rápido do normal. Principalmente quando chega o verão, muitas são as pessoas que se deslocam para as praias para conseguir um bronzeado de fazer inveja. O importante é conseguir aquela tonalidade “saudável” sem muitas vezes tomar as devidas proteções.

Contudo, os raios solares que entram em contato com a nossa pele (não só na praia) têm também efeitos negativos, o sol causa envelhecimento precoce, por isso é importante que se proteja ao máximo.O sol envelhece a pele

O sol envelhece a pele?

A resposta a esta pergunta é um grande sim. O sol envelhece a pele e aqui explicamos porque é que o sol é uma das razões do envelhecimento precoce, que se evidencia no aparecimento de rugas, perda de firmeza, flacidez e ainda as anti-estéticas manchas no rosto.

Um dos casos mais estudados nesta área foi o do envelhecimento da pele de um motorista de sessenta e nove anos de idade. O lado direito da sua face está normal para a idade. O lado esquerdo aparenta ser bastante mais velho. Mas como é que isto aconteceu? Segundo os dermatologistas Jennifer R. S. Gordon e Joaquin C. Brieva da Universidade de Northwestern, este senhor possui uma condição designada de fotoenvelhecimento, devido a uma exposição elevada aos raios UVA e UVB do sol.

Devido às rotas praticadas pelo motorista, o lado esquerdo era o que estava mais exposto ao sol, logo o que envelheceu e perdeu a elasticidade mais rapidamente. Outro exemplo que já deve ter tido oportunidade de ver, são os labradores e os pescadores. Como nestas profissões as pessoas passam muito tempo expostas ao sol, as suas peles são mais escuras e envelhecem mais cedo do que as outras pessoas.

Por outro lado, um outro exemplo de uma pele bastante conservada para a sua idade, é a pele de uma freira de 70 anos que manteve a maior parte do tempo a sua pele protegida e coberta do sol, não é só pura coincidência que ela ainda tenha uma pele muito delicada e bem conservada.

Porque é que o sol envelhece a pele?

O envelhecimento da pele depende também do nosso estilo de vida e a exposição ao sol no nosso dia a dia tem uma grande parte de culpa. Isto acontece porque os raios solares ao entrarem em contato com a nossa pele desencadeiam várias reações como, por exemplo, queimaduras solares, alergias e bronzeamento.

Com o tempo o sol envelhece a pele e este processo chama-se fotoenvelhecimento. Além do envelhecimento cutâneo, o sol causa alterações celulares que podem mesmo levar ao risco de cancro de pele. É muito importante salientar também que não é só o sol de verão que faz mal, o sol em excesso faz mal durante todo o ano. Motivo pelo qual é tão importante que proteja sempre a sua pele.

Efeitos dos raios ultravioleta na pele

Tanto os raios ultravioleta UVB e UVA contribuem para o envelhecimento da pele. Mas os UVA são mais prejudiciais, pois penetram profundamente na pele e danificam a elastina e o colágeno, provocando assim o envelhecimento da pele precoce e o aperecimento de rugas e manchas na pele. Além disso os raios UVA levam à formação de radicais livres, daninos para as células.

Como já teve oportunidade de perceber, existem vários malefícios da exposição descuidada aos raios ultravioleta, que aqui resumimos:

  • Cancro da pele
  • Fotoenvelhecimento
  • Queimaduras solares
  • Alergias
  • Desidratação da pele

As partes do corpo que mais sofrem o envelhecimento precoce causado pelo sol, são geralmente o rosto, o decote, os braços e as mãos. Portanto, estas áreas da pele devem receber cuidados extra e ser especialmente mais protegidas.

O envelhecimento da pele pelos raios solares é designado de fotoenvelhecimento e quanto mais clara é o nosso tipo de pele, mais propensos estamos ao fotoenvelhecimento. Enquanto que o tipo de pele morena ou mais escura, é menos susceptível ao evelhecimento precoce, mas embora os danos não sejam imediatos, o fotoenvelhecimento começa muito mais tarde.

Proteja a sua pele do sol!

O sol não tem só malefícios, também tem coisas boas, é importante para a formação de vitamina D, aumenta o sistema imunológico contra infecções e promove o bem-estar. No entanto, para as poder aproveitar, como em tudo na vida, você tem de se prevenir.

Por isso, no verão use sempre protetor solar (mesmo quando não for para a praia) e evite apanhar sol nas horas de maior calor. Durante o resto do ano use diariamente, pelo menos, um creme hidrante com fator de proteção solar adequado.

Lembre-se que os raios UVA são os que mais envelhecem a pele, enquanto os raios UVB encarregam-se de bronzear  a pele, e podem causar quiemaduras solares. Por isso, é importante escolher um protetor solar que proteja contra os raios UVB e UVA. Assim sendo, proteja-se e mantenha-se saudável. A sua pele agradece.

Lembre-se que…

O sol em excesso é perigoso para todas pessoas. No entanto, as crianças e os idosos são os que devem evitar ao máximo a exposição solar em excesso e nas horas de maior perigo. Os raios de sol são mais intensos entre as 10 da manhã e as 2 da tarde.

Agora que já sabe que o sol envelhece a pele, tome medidas para que a sua pele não seja afetada pelos raios solares. E lembre-se que a pele muito bronzeada não é sinónimo de beleza, mas um sinal de que pode envelhecer antes do tempo. Se ainda é jovem e não nota nada, não pense que está livre disso. A pele tem memória!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.