Saiba tudo sobre unhas de gel

As unhas de gel representa uma opção para poder ter umas unhas bonitas e bem cuidadas, algo que hoje em dia é quase indispensável, pois como sabemos as nossas mãos dizem muito sobre nós, quer seja no trabalho, numa saída com os amigos, num encontro. Enfim as mãos têm sempre de estar perfeitas, contudo nem sempre temos tempo para cuidar das nossas mãos.

No entanto para a alegria de muitas mulheres o ramo da estética tem vindo a evoluir cada vez mais, de forma a que surgiram técnicas alternativas que nos permitem ter as mãos sempre prefeitas, bem arranjadas, e claro, durante muito tempo. Neste artigo explicaremos passo a passo todo o processo da aplicação das unhas de gel, bem como das vantagens e das contra-indicações destas unhas postiças.

Saiba tudo sobre unhas de gel

Como é feita a aplicação das unhas de gel

Hoje em dia as unhas de gel têm vindo a fazer cada vez mais as delícias de muitas mulheres, pois com unhas de gel só ao final de um mês é que terá a preocupação de voltar a arranjar as suas unhas, porque até lá vão estar sempre prefeitas e intactas. Porém, ainda existem algumas mulheres com algumas reticências a nível desta técnica estética, deste modo este artigo foi feito especialmente para si, com ele as suas dúvidas desaparecerão e as unhas de gel vão passar a fazer parte da sua vida.

Material necessário para fazer unhas de gel

Para fazer unhas de gel necessita de ter alguns materiais específicos, de forma a que possa faze-las correctamente. Embora exista à venda kit de unhas de gel para iniciantes, contudo saiba que para fazer unhas de gel profissionalmente deverá optar por ingressar num curso profissional, de modo a que no futuro não cometa erros no seu trabalho. Eis os materiais que vai necessitar para a aplicação das unhas de gel:

  • 1 lima banana
  • 1 lima reta
  • 1 bloco
  • 1 pincel para aplicar o gel
  • 1 empurra cutículas (pau de laranjeira)
  • 1 óleo hidratante de cutículas
  • Discos de limpeza próprios para unhas de gel (nunca algodão)
  • 1 Cleaner (líquido próprio para remover a gordura libertada pelo gel)
  • 1 Primer (produto aplicado antes do gel, para proporcionar uma melhor aderência do gel à unha)
  • 1 gel base
  • 1 gel construtor para unhas
  • 1 gel selante
  • 1 gel de cor
  • 1 forno uv

Método de aplicação das unhas de gel

  1. Desinfete as mãos com álcool
  2. Comece por aplicar um pouco de óleo de cutículas sobre todas as cutículas. Em seguida com a ajuda de um empurra cutículas, empurre todas as cutículas que possam estar sobre a unha (dica: nunca corte as cutículas, pois ao cortar as cutículas estará a promover o seu crescimento)
  3. Com a ajuda de uma lima retire toda a gordura que a unha possa ter, entende-se por gordura o brilho da unha. Contudo tenha atenção para não limar em excesso, a limagem da gordura é muito superficial
  4. Passe o bloco polidor sobre todas as unhas, de forma a fechar todos os poros da unha
  5. Limpe todas as unhas com o cleaner
  6. Aplique sobre todas as unhas o primer, (dica: atualmente existe dois tipos de primer, um primer que não necessita de ir ao forno uv e um primer que necessita. Opte pelo que gostar mais, os dois são eficientes)
  7. Com a ajuda de um pincel próprio, aplique a base de gel uv, devendo esta camada ser bem escorridinha. Depois leve ao forno uv durante 3 minutos
  8. Em seguida limpe o pincel com cleaner e comece a aplicar o gel construtor. Para aplicar corretamente o gel construtor deverá colocar uma bolinha de gel ao centro da unha e com a ajuda do pincel deve ir empurrando para todas as extremidades da unha, tendo o cuidado de nunca chegar à cutícula nem carregar muito com o pincel. Depois leve ao forno durante 4 minutos, (dica: a camada a ser aplicada deve ser uma camada generosa, pois este gel será limado)
  9. Limpe todas as unhas com cleaner
  10. Com a lima banana e a lima reta lime o gel de forma a dar o formato desejado à unha, depois para finalizar este processo passe o bloco
  11. Limpe todas as unhas com o cleaner
  12. Limpe o pincel com cleaner e aplique o gel de cor (dica: aplique duas camadas de gel de cor, devendo a primeira ser mais escorrida e a segunda mais grossa. Deve aplicar a segunda camada após a primeira estar seca)
  13. Limpe o pincel com cleaner e aplique o gel selante, depois leve a secar ao forno uv durante 5 a 6 minutos
  14. Limpe todas as unhas com cleaner e passe óleo de cutículas em todas as cutículas

Como pode verificar o processo anteriormente citado não inclui a aplicação de tips, contudo se necessitar de aplicar tips, estas devem ser aplicadas depois do passo 4, sendo posteriormente limadas e cortadas a gosto, devendo depois a sua espessura ser uniformizada com a unha através da limagem. Para facilitar a limagem das tips poderá aplicar o tip blender sobre as mesmas após a sua aplicação na unha. Aqui pode ver como aplicar unhas de porcelana com tips, outra forma de ter unhas compridas e sempre arranjadas.

Dica: Se as suas unhas naturais forem muito curtas, não é recomendado o uso de tips muito grandes, uma vez que a possibilidade de partir as unhas é maior.

Como remover as unhas de gel?

É fundamental salientar que quando quiser remover as unhas de gel, deve recorrer a uma profissional, para que esta lhe possa remover o gel sem danificar as suas unhas naturais. Caso contrário corre o risco das suas unhas ficarem muito fracas e quebradiças.

Essencialmente a remoção das unhas de gel é feita através de um processo de limagem, podendo ser utilizado uma lima normal (processo muito demorado) ou a broca elétrica. Por fim, quando todo o gel estiver removido deve ser aplicado um produto que fortifique e proteja a sua unha natural.

Vantagens das unhas de gel:

  • Duradouras, as unhas de gel são resistentes
  • Permanecem sempre bonitas e brilhantes
  • A cor não lasca
  • Evita o vício de roer as unhas
  • Não interferem com o crescimento natural da unha
  • Só precisa de fazer manutenção após 4 semanas. Claro que o tempo de manutenção também irá variar de acordo com o crescimento natural da sua unha, desta forma existem pessoas que têm necessidade de fazer a manutenção de duas em duas semanas.

Desvantagens e contra-indicações das unhas de gel:

  • Só pode modificar a cor ou o estilismo da unha de gel na próxima manutenção
  • Poderá ter de fazer manutenção de 2 em duas semanas
  • Se tomar medicamentos muito fortes, nomeadamente antidepressivos, ou se a sua unha natural for muito gordurosa, não devera fazer unhas de gel, pois o gel aplicado tende a cair ou a lascar num curto espaço de tempo
  • Se a sua unha for muito fraca não deverá aplicar unhas de gel
  • Pessoas cujas unhas estiverem extremamente ruídas não podem fazer unhas de gel
  • A aplicação de gel poderá enfraquecer a sua unha natural, tornando-a assim mais fina e quebradiça. Claro que este ponto também dependerá da profissional ao qual recorreu, isto porque pode ser um erro profissional que leve ao enfraquecimento da sua unha, nomeadamente a limagem excessiva. Deste modo é sempre bom escolher uma boa profissional.

Para quem gosta de ter as unhas sempre arranjadas e compridas, mas não tem tempo, a aplicação de unhas de gel pode ser uma boa opção. Mas se tem dúvidas sobre o tipo de unhas postiças que deve escolher, fique a saber que são muitas as opções existentes, como as unhas de porcelana e as unhas de acrílico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *