Sérum: o que é e para que serve?

Já todas ouvimos falar em séruns, mas na realidade ainda persistem muitas dúvidas quanto à função e correta utilização deste produto. Dizemos-lhe desde já que o sérum é muito mais do que um creme hidratante, mas um não substitui o outro. Fique a conhecer melhor o que é um serum para o rosto e para que serve.

O que é o sérum?

Um sérum é um produto de tratamento que se diferencia dos cremes hidratantes habituais pela textura e pelos ingredientes. É ultraconcentrado em ativos e tem normalmente uma textura mais fluída, quase aquosa, e não gordurosa, penetrando mais rápida e profundamente na pele. Atua nas camadas profundas da pele e por isso tem uma função de cura, tratamento e rejuvenescimento mas não de hidratação ou proteção.

Para que serve o sérum?

Para que serve o sérum?

O objetivo principal do sérum é a ação no interior da pele e, por isso, não são formulados para fornecer conforto à superfície ou proteção contra as agressões exteriores, deixando isso para os cremes. Uma pele jovem raramente tem necessidade de usar séruns, a não ser pontualmente, como durante um ou dois meses, para repor a hidratação a seguir aos meses de verão, por exemplo.

O sérum alcança as camadas mais profundas da pele e por isso, trata ou previne lesões muito mais rapidamente que um simples creme hidratante. O creme hidratante tem uma função completamente diferente, este deve proteger a pele contra a perda de humidade e das agressões exteriores.

Quando aplicar o sérum no rosto?

O sérum serve de auxilio nos cuidados diários da pele do rosto, como um tratamento específico para uma necessidade concreta da pele, ou como um cuidado extra, num momento pontual. Como, por exemplo, ao regressar das férias na praia, e a sua pele sofreu os efeitos agressivos do sol, neste caso a aplicação do sérum reduz os efeitos visíveis do sol sobre a pele.

Nas peles maduras, em que já existem problemas, como rugas, manchas ou flacidez, usar um sérum específico de manhã ou à noite antes do creme pode mesmo fazer a diferença. Mas não pense que a diferença se verá da noite para o dia. Como o sérum atua em profundidade, podem ser necessárias algumas semanas ou meses para serem vistos os resultados, pois as células da pele necessitam tempo para que essa renovação surta efeito.

Os séruns não têm um efeito imediato, apenas após quatro semanas e em muitos casos oito a doze semanas é quando os resultados são visíveis. Portanto, o sérum deve ser usado diariamente e durante muito tempo.

Os séruns mais comuns são os antienvelhecimento, como para reduzir rugas ou marcas de expressão. Mas existem muitos outros, para combater a manchas, iluminadores, alisadores, contra flacidez ou acne, ou séruns para diminuir os poros.

Qual a diferença entre o sérum e o creme?

O sérum é um concentrado de várias substâncias com principios ativos, como antioxidantes, ácido hialurónico e proteínas da pele, que penetram nas camadas mais profundas da pele, enquanto os cremes convencionais penetram apenas na superfície da pele.

O sérum ao penetrar nas camadas mais profundas da epiderme, vai estimular a atividade das células. No entanto, um bom sérum para que seja realmente eficaz deve ter as moléculas minúsculas para poder penetrar profundamente e desenvolver o efeito desejado.

Todos os séruns têm uma textura fluida e aquosa, para que possam ser rapidamente absorvidos pela pele. Contêm também uma pequena quantidade de lipídios, que são gorduras insolúveis em água e ainda a concentração de princípios ativos, que garantem o cuidado profundo da pele.

Como usar o sérum no rosto?

A melhor maneira de usar o sérum é depois da limpeza do rosto. Após a limpeza, a pele encontra-se preparada para usufruir de todas as substâncias ativas do sérum. Para aplicar o sérum, basta apenas 2 a 3 gotas, que deve estender bem por todo o rosto. Este penetra rapidamente na pele, mas não cumpre a função de hidratante. Por isso deve continuar a aplicar o creme hidratante.

Por melhor que seja o sérum, este deve ser sempre um complemento do creme hidratante e nunca um substituto. Por exemplo, um hidratante consegue reter a água na pele durante horas, enquanto o sérum não o consegue fazer. A sensação após aplicação do sérum é normalmente de uma pele com toque seco, que permite a aplicação do hidratante logo de seguida.

Deve também ser complementado com um protetor solar, pois só por si, o sérum não tem qualquer função de proteção contra os raios ultravioleta. Pode e deve ser usado durante o dia e noite.

O melhor sérum para rosto

Embora este produto seja um concentrado de ingredientes que penetra nas camadas mais profundas da pele, é preciso saber qual o melhor sérum para cada tipo de pele. Há ingredientes que se encontram nos séruns, como a vitamina C ou o ácido hialurónico, que serão rapidamente absorvidos pela nossa pele, graças à textura leve e aquosa, livre de óleo, própria do sérum. Para a pele mista e oleosa, o sérum é particularmente indicado para cuidar a pele durante o dia, especialmente no verão.

Mas também há alguns sérums de textura mais oleosa, que são especialmente adequados para peles secas e fatigadas, pois ajudam a melhorar a sensação de secura da pele. Para a pele sensível use um sérum sem base alcoólica. O sérum anti-envelhecimento, é particularmente indicado para ples maduras, para lutar contra as rugas.

Pode o sérum substituir uma máscara de beleza?

As máscaras têm um efeito passageiro, servem como tratamento de beleza para emergências, usadas num momento pontual, nomeadamente um máscara contra a fatiga, uma máscara hidratante ou purificante. Pelo contrário, o serúm tem um efeito mais duradouro na pele a longo prazo, mas para tal deve ser aplicado todos os dias. Uma pequena dose diária, debaixo do creme hidratante, é suficiente e tem muitos mais benefícios do que uma máscara de beleza. Por isso o seu uso deve ser constante e não unicamente em momentos pontuais como as máscaras de beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.