Truques para Contornar e Realçar o Rosto

Para um rosto com traços mais harmoniosos, a maquilhagem pode ser uma ajuda preciosa. Após a base e corretor de olheiras, pode ir mais longe e contornar o rosto, fazendo sobressair todos os seus melhores traços. Deixamos-lhe algumas dicas de como pode contornar e realçar o rosto, mantendo um aspeto natural.

Truques para Contornar e Realçar o Rosto

A escolha dos produtos certos para contornar e realçar o rosto

Para contornar o rosto com maquilhagem é necessário escolher bem os produtos. Vai necessitar de um pó/creme de sombrear mate (também chamado “contornador”) e de um iluminador. Os cremes de sombrear garantem um efeito mais natural que os mesmos em pó, pois são mais fáceis de esbater. O ideal é escolher ambos os produtos em creme ou ambos em pó, e não um de cada. Se optar por produtos em creme, use os dedos para esbater e garantir um resultado final mais discreto. Se preferir produtos em pó, necessitará de um pincel para o aplicar.

Tom de pele

Para escolher as cor do contornador, há que ter em conta o seu próprio tom de pele. Este deve ser mais escuro que o tom de pele,mas não demasiado, ou corre o risco de acabar com um contorno demasiado óbvio, como se tivesse uma máscara. Se tiver pele morena opte por castanho, mas para peles clara é preferível os tons de contorno acinzentados. Cores vermelhas ou alaranjadas devem ser evitadas qualquer que seja o tem de pele, pois dão um aspeto artificial. Escolha sempre um contornador mate, nunca brilhante.

Esbater e Fundir

Quando se trata de contornar o rosto, o mais importante é mesmo esbater bem a maquilhagem a fazer os produtos fundir-se com a pele. Se não dominar bem esta técnica, pode acabar com um look artificial e com resultados contrários aos desejados. Se usar contornador em creme, pode usar os dedos ou recorrer a esponjas de maquilhagem, que permitem um resultado mais natural. Para produtos em pó, necessita de um pincel suave, preferencialmente de cerdas naturais, e deve passá-lo com movimentos circulares para garantir um acabamento mais uniforme.

Truques para contornar as bochechas e o nariz

Para alongar o rosto faça um traço com o contornador desde a altura do lábio em direção à ponta da orelha e esbata. Este traço cria uma sensação de profundidade, afina o rosto e disfarça ainda as bochecha demasiado salientes. Após o contornador, não se esqueça de aplicar blush, para evitar um ar de boneca de porcelana. Para peles claras, opte por blush rosa ou coral e para peles morenas, escolhas um blush cor de ameixa ou pêssego.

Para contornar o nariz e torná-lo mais fino, trace duas linhas paralelas à cana do nariz, desde as sobrancelhas até à sua ponta. As linhas devem ser finas, pelo que pode usar o dedo mindinho ou um pincel fino, no caso do contornador em pó. Também deve saber que cada tipo de rosto exige um contorno diferente, por isso deve saber que tipo de rosto tem, de modo a aplicar o contorno mais adequado.

O que é o iluminador?

Como o próprio nome indica, o iluminador vais dar destaque às zonas do rosto que se querem destacadas, iluminando-as. Este complementa a ação do contornador e permite um resultado final ainda mais bonito. O iluminador deve ser de um tom semelhante ao da pele e ter algum brilho, mas não demasiado. Para peles claras, os iluminadores pérola são os mais indicados, enquanto que as peles morenas podem optar por tons dourados. O iluminador é normalmente aplicado suavemente na testa, ao longo da cana do nariz, na zona acima do lábio superior e no queixo. Pode ainda aplicar na parte superior das bochechas e na zona do arco das sobrancelhas.

Para otimizar os resultados do contornador e iluminador, também devem ter em conta a forma do seu rosto, pois cada tipo de rosto deve ser contornado e iluminado em locais diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *