Beber água em abundância

A importância de beber água vai muito mais além do que simplesmente matar a sede. A água é um forte aliado para que consiga manter-se saudável e em forma. Muitos são os benefícios da sua ingestão, pois se beber muita água, pode evitar o excesso de peso e ativar o seu metabolismo.

A água é vida, por isso beber água é tão saudável. Mas, o que é que acontece se não beber suficiente água ou, por outro lado, beber demais? Fique a saber tudo sobre a importância da água para o nosso organismo e quanto deve beber, porque beber água a mais pode fazer mal.

A importância de beber água

A importância de beber água

Beber muita água tem diversas vantagens tanto no que respeita a perder peso, a ter uma pele bonita e um estilo de vida saudável. A água é um super aliado. E o melhor de tudo, não engorda. Através da urina, do suor e da respiração, e ainda mais no caso de calor, esforço físico ou febre o corpo perde até 3 litros de água por dia.

Dor de cabeça, falta de concentração, problemas circulatórios, pele seca, urina escura e obstipação indicam falta de líquidos. A quantidade de água que cada pessoa deve beber, depende de vários fatores, como o peso corporal, as temperaturas, atividades deportivas, etc.

Quanta água deve beber por dia?

A água é indispensável para a sobrevivência do ser humano uma vez que é encarregada pela hidratação do nosso corpo. O nosso corpo está constituido de 70% de água, mas como não pode armazená-la, devemos beber água todos os dias.

Assim sendo, é essencial que beba, pelo menos, 1 litro e meio de água por dia, esta é a recomendação para pessoas saudáveis. Para além de ajudar a manter a hidratação do corpo, ajuda a reduzir o risco de infeções, facilita o processo digestivo, regula a temperatura corporal, melhora a absorção dos nutrientes e auxilia na perda de peso. Os benefícios são muitos, veja-os todos em seguida:

Benefícios de beber água

Aqui fica, de forma resumida, os principais benefícios de beber água em abundância.

  • Reduz o apetite;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Purifica o organismo;
  • Hidrata o organismo, corpo e pele;
  • Reduz o risco de infeções;
  • Ajuda no processo digestivo;
  • Ajuda a que tenha uma pele mais bonita e macia;
  • Mantem o cérebro a funcionar. Tanto ao nível da memória como da concentração;
  • Ajuda a manter o cabelo bonito;
  • Ajuda a regular a temperatura corporal;
  • Ajuda a regular a pressão sanguínea;
  • Ativa o metabolismo

Beber água ajuda a emagrecer

O nosso corpo, por vezes, recebe mal a mensagem que o nosso cérebro envia. Ou seja, às vezes sentimos vontade de comer ou pensamos que sentimos e não é fome. Quando isso acontecer opte sempre por beber água primeiro, porque muitas vezes, o nosso corpo confunde a sensação de fome com a de sede. Desta forma evita a ingestão desnecessária de calorias. Outra dica útil, é ter sempre uma garrafinha de água na mala, na mesa do escritório etc. Quando lhe apetecer comer um doce ou algo bastante calórico, opte por beber água.

Beber água antes de comer também ajuda a emagrecer, foi o que ficou comprovado pelos investigadores com pessoas obesas que perderam peso mais rapidamente se bebiam meio litro de água antes das refeições principais. Depois de 12 semanas perderam em média 1,3 kg. Isto deve-se ao facto, de que a água enche o estômago, levando a comer menos nas seguintes refeições.

Momentos em que deve moderar a ingestão de água

A importância de beber água ficou bem evidente, no entanto, é importante que modere a ingestão desta bebida durante as refeições. É preferível que beba água apenas no final da refeição e não durante esta. Uma vez que, quando ingerida durante as refeições (principalmente fria/ gelada) esta pode prejudicar o processo digestivo e contribuir para mal-disposição abdominal ou inchaço da barriga.

É muito importante saber diferenciar a água tradicional da água com sabores. A que tem realmente vantagens para a sua saúde é a água normal. A água com sabores não tem todos esses benefícios. É certo que hidrata, mas não ajuda a emagrecer. Até porque os corantes que lhes dão os diferentes sabores contêm calorias. Não caía nesse erro e prepare as suas águas aromatizadas.

O que acontece se beber água a mais?

Beber pouca água não é saudável, mas também beber água em excesso pode ser perigoso. Quando ocorre uma elevada ingestão de liquidos, mais além daquela que os rins podem absorver, a água se acumula no corpo, porque os rins não têm tempo de eliminá-la. Quando isto acontece, existe o perigo de envenenamento por água, que ocorre, quando um adulto saudável excede o limite máximo tolerável que é de de 7 a 10 litros de água por dia.

Consequências de beber água em excesso:

Quem está constantemente a beber água, em intervalos curtos, pode já a partir de cinco litros de água, começar a ter problemas de saúde, como dores de cabeça, tonturas e náuseas, nos piores casos, convulsões ou coma. Os rins não podem filtrar tanto líquido e o corpo fica literalmente inundado. Outros sintomas de uma enorme ingestão de água incluem: aumento da sudorese, falta de ar, cansaço, dificuldade para respirar e falta de concentração.

Além disso, a quantidade excessiva de água elimina importantes nutrientes e minerais. O excesso de água nas células promove a formação de edema, especialmente no cérebro. O cérebro armazena água e no pior dos casos, pode ocorrer hiponatremia (intoxicação por água) que pode ser mortal. As pessoas com doença renal ou hepática devem peguntar ao seu médico qual é a quantidade de água que podem beber por dia.

Beber água ao acordar – ritual de beleza

A água é saudável, como vimos só mesmo em casos extremos, quando existe uma ingestão excessiva, é que a água pode fazer mal, mas se mantiver a sua ingestão dentros dos limites de 1,5 a 2 litros não causa problemas. O melhor momento para começar a beber água é logo ao acordar e depois ir bebendo pouco a pouco ao longo do dia. É tão importante para a sua beleza, que beba o suficiente. Não tem que beber meio litro de água a cada meia hora. Em vez disso, tome pequenos goles de água ao longo do dia.

Beber água ao acordar, logo de manhã com o estômago vazio ajuda o corpo a eliminar toxinas e aumenta a taxa metabólica, o que é muito importante para quem quer emagrecer. Um metabolismo mais acelerado melhora também o sistema digestivo. Além disso ajuda a evitar a azia e dores de estômago, isto porque a água ajuda a diluir os ácidos do estômago.

Beber água com o estômago vazio logo de manhã depois de se levantar, melhora a aparência da pele. Um copo de 500 ml de água com o estômago vazio estimula a circulação e torna a pele mais bonita e radiante. O mesmo se aplica para os cabelos finos e quebradiços, podem melhorar se beber muito durante o dia, mas a água com o estômago vazio tem um efeito ainda maior no seu cabelo. Todo o seu corpo, pele, cabelo, unhas, digestão e a sua saúde estarão agradecidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.