Como evitar a osteoporose

A osteoporose é uma doença frequentemente associada ao envelhecimento. É considerada um dos mais graves problemas de saúde pública e caracteriza-se pela diminuição da densidade óssea tornando os ossos frágeis e possibilitando a ocorrência de fraturas, por isso é importante saber como evitar a osteoporose.

Entre as principais medidas para prevenir a osteoporose está um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e rica em cálcio. O exercício físico regular também é importante. Promover a produção de vitamina D pelo próprio corpo é uma das medidas fundamentais para a prevenção da osteoporose. Também é importante conhecer os fatores de risco que podem promover o desenvolvimento de osteoporose e atuar imediatamente para evitá-los.

Como evitar a osteoporose

Como evitar a osteoporose

Diversos factores podem desencadear a osteoporose, porque exercem uma influência negativa sobre os ossos, tais como:

  • Idade, a densidade óssea diminui com a idade (já a partir dos 30 anos)
  • baixa ingestão de cálcio e vitamina D
  • sedentarismo
  • falta de exercício
  • alcoolismo
  • tabagismo
  • baixa exposição solar
  • consumo excessivo de cafeína
  • défice de estrogénio durante a menopausa
  • menopausa precoce sem reposição hormonal
  • peso baixo (IMC <18,5)
  • alguns medicamentos (por exemplo, comprimidos de cortisona)
  • certas doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo

A maior manifestação clínica da osteoporose é a fratura do fémur que pode causar a morte do doente devido a complicações adjacentes. É importante que esta doença seja prevenida precocemente pois, tratando-se de uma doença silenciosa, não apresenta manifestação de sintomas até à ocorrência da primeira fratura.

Teste de densitometria óssea

A doença é diagnosticada por meio da densitometria óssea, um exame rápido e indolor que consiste na medição da densidade óssea. O diagnóstico é complementado pelo historial clínico do doente, exames físicos, laboratoriais e radiografias.

Como prevenir a osteoporose

Vejamos então no que consiste a prevenção e tratamento da osteoporose: praticar um estilo de vida e alimentação saudável são as medidas chave de prevenção desta doença. Por isso pratique muito exercício físico, não fume, evite excessos de café e álcool. O cálcio é particularmente importante para a formação óssea, porisso é essencial o consumo de alimentos ricos em cálcio como o leite e seus derivados, mas certos vegetais contêm também muito cálcio, assim como o exercício físico e a exposição solar moderada.

No que respeita à alimentação, opte por consumir, para além do leite, outros alimentos ricos em cálcio como o feijão, lentilha, soja, cogumelos, cenouras e couve… A vitamina D também é importante, pois ajuda a absorção do cálcio pelos ossos. Pode ser adquirida através de alimentos, boas fontes de vitamina D são salmão, arenque, sardinha, cogumelos, gema de ovo e fígado.

A vitamina D é também produzida pela luz solar no próprio corpo, mas, para isso a pessoa, deve apanhar sol. A luz solar direta é necessária para a produção de vitamina D. Certifique-se de sair para o ar fresco pelo menos 20 minutos por dia. O rosto e as mãos não devem estar cobertos por roupas.

Também o magnésio, a vitamina K e vitamina C são importantes para os ossos. Além disso, deve-se evitar os verdadeiros “ladrões de ossos”, que são o álcool, a cafeína, mas também o excesso de proteína animal e as gorduras más.

Exercício físico para fortalecer os ossos

Muito importante para evitar a osteoporose é fazer exercícios regularmente. Mesmo aqueles que já sofrem de osteoporose devem fazer exercício para manter a massa muscular e prevenir quedas. O exercício estimula a formação de osso novo – isto é importante em qualquer idade.

No entanto, para evitar a osteporose, não serve qualquer tipo de exercício físico. O exercício físico mais adequado para combater a osteoporose deve exercer pressão/carga sobre o osso, só assim as células são ativadas: ginástica, dança, aeróbica, marcha, ciclismo. A natação é boa para o coração e o sistema circulatório, protege as articulações e ligamentos, mas não é adequada para a osteoporose. A natação, não exerce carga no osso, por isso não é recomendada para a formação de osso.

Ao exercer estas medidas no seu dia-a-dia contribuiu para manter os seus ossos saudáveis, ajudando assim a evitar a osteoporose. Se é mulher e tem mais de 45 anos, deve fazer um teste de densitometria óssea e quando entrar na menopausa deve consultar um médico que indicar-lhe-á um tratamento especial.

Cuidados que deve ter:

  • O doente com osteoporose deve fazer regularmente um exame oftalmológico;
  • Deve usar sapatos com sola antideslizante, a fim de evitar as quedas. É aconselhável evitar também os pisos molhados ou muito encerados;
  • Algumas medidas de segurança devem ser tomadas em casa, afim de evitar situações que possam induzir a quedas. Tapetes fixos no chão, divisões muito iluminadas, cama não muito alta e mesinha de cabeceira com cantos arredondados, degraus das escadas marcados com fitas antiderrapantes, são algumas providencias que deve adotar.

Tratamento médico da osteoporose

A osteoporose é tratável através de medicação apropriada prescrita pelo médico. Os medicamentos favorecem o aumento da densidade óssea e diminui o seu desgaste. Durante o processo de tratamento o doente deve ingerir cálcio, estrogénio, vitamina D3 e vários estimulantes da formação óssea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.