Os Benefícios da Dança

Uma das formas mais simples e divertidas de queimar calorias é dançar. Sozinho, em pares ou em grupo, são muitos os benefícios da dança tanto para o corpo como para a mente, podendo trazer melhorias significativas à vida de quem a pratica.

Dançar é uma forma de divertir-se para todas as pessoas de qualquer idade, que lhes ajudará a estar em forma, a esquecer as preocupações, tornando-as mais felizes, mas as vantagens da dança, vão muito mais além da mera diversão, pois os seus benefícios para nossa saúde emocional, mental e física contribuem enormemente para o nosso bem estar.

benefícios da dança e desvantagens da dança

Benefícios da dança

Não se pode dizer que a dança – pelo menos a maioria dos tipos de dança – tenha como objetivo principal a perda de peso. Por isso mesmo, ao fazer aulas de dança não terá os mesmos resultados do que nas típicas aulas de ginásio, pois as modalidades têm objetivos distintos.

No entanto, é certo que a dançar também se queimam calorias. Estima-se que numa hora de dança se queimem mais de 300 calorias, o equivalente a uma hora de caminhada ou a um passeio de bicicleta. As modalidades que gastam mais calorias são a salsa, hip hop, danças de salão e ritmos latinos como o Zumba, a dança que está de moda. Além da perda de calorias, a dança tem inúmeras outras vantagens a nível físico: desenvolve a agilidade, o ritmo e o equilíbrio e tem ainda benefícios na respiração e nas funções digestivas.

Benefícios psicológicos e emocionais da dança

Ao praticar qualquer atividade física, o cérebro liberta uma substância chamada serotonina que transmite uma sensação de alívio, relaxamento e bem-estar. A dança não é exceção e, qualquer que seja a modalidade escolhida, o aumento do bem-estar psicológico é garantido. Com o cérebro a libertar a serotonina, verificam-se também mudanças no humor e na qualidade do sono.

As aulas de dança em ginásios ou academias de dança, proporcionam momentos de diversão e convívio, pelo que a prática da dança em grupo tem ainda mais vantagens. O praticante desliga-se dos seus problemas, funcionando a dança quase como uma terapia, que aumenta o bem-estar e a autoestima.

Embora para os mais tímidos, seja um pouco difícil libertarem-se no início, uma vez que o conseguem fazer, a dança torna-se um veículo para o aumento não só da autoestima mas também da confiança em si próprio e nas suas capacidades. Ao frequentar aulas de dança, desenvolve-se também a atenção, o raciocínio e a memória.

Socializar através da dança

Se para o indivíduo os benefícios da dança são inúmeros, para as comunidades e a sociedade no geral esses benefícios são igualmente numerosos. A dança permite conhecer pessoas de origens diferentes e culturas até então desconhecidas. Permite socializar, fazer amigos, trabalhar a cooperação e a disciplina e desenvolver sentimentos de respeito e consideração pelo próximo, ainda que ele seja muito diferente.

Para as crianças é uma ótima forma de transmitir valores de respeito pelo outros, além de todas as vantagens da dança a nível físico, mental e emocional. Nos adultos pode realmente fazer a diferença e tornar uma pessoa tímida numa mais confiante, com relações sociais mais vastas, além de mais tolerante. O melhor de tudo na dança é que, qualquer que seja o estilo que se escolha, não existem desvantagens, apenas benefícios.

Nunca é tarde demais para começar a dançar, aproveite todas as oportunidades e dance, liberte todas as suas emoções através da música e sinta-se feliz! A dança só traz benefícios para o seu bem-estar físico e mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.