Sete remédios caseiros para a tosse

Estes remédios caseiros para a tosse, com propriedades medicinais e sem efeitos secundários, muitas vezes são suficientes para aliviar ou até mesmo tratar a tosse, um mal próprio do tempo mais frio, que bastante nos incomoda.

Usados desde os tempos mais antigos, passando de geração em geração, estes remédios também chamados de mezinhas para a tosse, representam uma alternativa mais suave aos medicamentos para pôr fim a este problema.

Sete remédios caseiros para a tosse

1. Chá de gengibre

O chá de gengibre graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias não só é bom para a tosse como também estimula as defesas do corpo. Corte um pedaço de cerca de dois centímetros da raiz de gengibre e retire a casca, mas muito superficialmente, porque muitos dos componentes valiosos do gengibre estão diretamente sob a casca. Em seguida, corte o gengibre em fatias finas e deite-as na água a ferver, baixe o fogo e deixe cozer durante 10 a 15 minutos. Coe e beba. Se desejar adoce com mel, para maximizar os resultados. A raiz fresca de gengibre é mais eficaz que o gengibre que se encontra seco em saquetas.

2. Xarope para a tosse

Faça você mesma um xarope para a tosse: aqueça com cuidado, sem parar de mexer 5 colheres de sopa de mel líquido com uma colher de sopa de cada uma destas plantas: camomila, tussilagem e sálvia. Depois de dez minutos coe o mel para retirar as plantas. Tome uma colher de chá deste xarope a cada hora.

3. Inalações com óleos essenciais para a tosse

Em nenhum caso deve desistir de fazer inalações só pelo facto de não possuir um inalador, porque em seu lugar, pode usar uma bacia/ tigela com água a ferver à qual deve adicionar algumas gotas de óleos essenciais e seguidamente colocar uma toalha sobre a cabeça, cobrindo também o recipiente para que o vapor não se escape, e então, inalar o vapor durante dez minutos.

Existem vários óleos essenciais, mas os mais indicados para a tosse, já que ajudam a tornar as secreções mais fluidas de modo a  facilitar a expectoração, são os óleos essenciais de menta, de eucalipto, de pinheiro, e, particularmente eficaz, é o óleo de tomilho.

4. Inalação de sal para a tosse

Um ingrediente que tem sempre em casa – o sal de mesa – pode ajudar-lhe a aliviar a tosse. A inalação com sal é um método simples, mas muito eficaz. O sal hidrata as mucosas e facilita a expectoração. Para fazer a inalação é preferível usar o sal marinho ou o sal do Himalaia. Deite num recipiente 10 gramas de sal e por cima um litro de água a ferver. Depois debruce-se sobre a mistura e tape a cabeça com uma toalha envolvendo o recipiente, para que o calor não fuja (tenha cuidado para evitar queimaduras). Inale pelo nariz e exale pela boca. Pode fazer duas vezes por dia.

5. Chá para tosse com expectoração – tomilho

A planta medicinal muito usada como chá para a tosse é o tomilho. Esta planta é expectorante. Especialmente quando tem ataques de tosse, este é um bom remédio. Para preparar o chá de tomilho, junte 1-2 colheres de chá de tomilho seco a um quarto de litro de água recém fervida, deixe em infusão durante dez minutos, coe e se necessário adoce com mel. Beba pelo menos três vezes ao dia uma chávena. Pode ver aqui mais chás para aliviar a tosse.

6. Sumo de limão para o alívio da tosse

O sumo de limão com mel consiste num bom elixir para limpar os brônquios. Misture o sumo de 3 limões com 3 colheres de sopa de mel de abelhas, não só alivia a tosse, como também é bom para a dor de garganta e inflamação.

7. Xarope de cebola para a tosse

Um remédio para a tosse fácil de preparar é o xarope de cebola. Depois de retirar a casca de uma cebola, corte-a aos bocadinhos e coloque-a num frasco. Agora adicione 3 colheres de mel até cobrir bem, feche o frasco e deixe macerar de 6 a 24 horas. O mel tem a capacidade de extrair as propriedades medicinais da cebola. Por isso passado o tempo de maceração coe o liquido que se formou e beba o xarope ao longo do dia. Mantém-se cerca de um dia no frigorifico.

Para além de usar alguns destes remédios caseiros para a tosse, não se esqueça de aumentar a ingestão de líquidos (água, infusões) para garantir uma boa hidratação. E, se mesmo assim a tosse persiste em seguir consigo, é sempre conveniente consultar o médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.